Dia dos Namorados: brasileiros pretendem gastar até R$ 300 com presentes |
|
Pesquisa ACSP/Pinion mostra também que roupas, sapatos e acessórios continuam sendo os itens com as maiores procuras para presentear na data comemorativa |
|
A pesquisa Pinion/Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de intenção de compras para o Dia dos Namorados revela que, neste ano, 36,4% dos consumidores brasileiros pretendem presentear na data comemorativa de 2023. A pesquisa, que foi realizada com uma amostra de 1.681 entrevistados em âmbito nacional, revelou também que 45,3% não tem intenção de comprar presentes, enquanto 18,4% dizem ainda não saber. Em relação ao ano passado, aumentou levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra e diminuiu aquela relativa aos que não pretendem adquirir presentes. Do grupo de entrevistados que manifestaram intenção de compra, 50,2% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 31,0% desejam o contrário.
A exemplo do que ocorreu em 2022, a pesquisa apontou que a maioria das compras serão realizadas em pequenos estabelecimentos (48,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (62,0%). Na tabela abaixo, estão as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados a nível nacional, assim como se o pagamento seria à vista (em dinheiro, cartão ou PIX) ou parcelado (crédito). É importante lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados. |
|
|
|
Tal como no ano passado, nas intenções de compra prevalecem presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que é normal para a data, ao contrário do Dia das Mães quando, além desses presentes, se somam produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos. A intenção de compra de roupas, calçados e acessórios (35,6%) diminuiu em relação a 2022, ficando ainda mais abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (60/70%). Vale lembrar também que presentes de uso pessoal na área de beleza, além de joias e bijuterias são sempre lembrados para os namorados, representando cerca de 50,4% das preferências. Chocolates e bombons, que apresentam, isoladamente, 26,1% das preferências, continuam figurando na lista de presentes, mesmo após a Páscoa. Também é importante notar que itens que não eram mencionados no período anterior à COVID-19, tais como cestas de café da manhã e delivery de refeições continuam aparecendo entre os possíveis presentes.
De todo modo, a maioria daqueles que mostraram intenção de adquirir presentes para a data estariam dispostos a gastar mais e preferem realizar as compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial, o que seria muito positivo para o varejo mais tradicional. ACSP A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes. |
…
DA ASSESSORIA