Semana Nacional de Trânsito: Ações da Abraciclo Contribuem para a Construção
de uma Cultura de Segurança Viária no País
de uma Cultura de Segurança Viária no País
- Mais de três mil motociclistas participaram de eventos em Santa Maria (DF), Manaus (AM) e São Paulo (SP)
-
Ação realizada no bicicletário de Mauá (SP) envolveu mais de mil ciclistas
Ações educativas foram realizadas nas cidades de São Paulo (SP), Manaus (AM), Santa Maria (DF) e Mauá (SP)
Link para download das fotos: https://we.tl/t-8nZQNiM52p
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, promoveu dois pit stops educativos e uma ação de conscientização exclusiva para ciclistas durante a Semana Nacional de Trânsito, além de participar de uma Ação Integrada de Fiscalização e Educação para o Trânsito, evento voltado a motociclistas promovido pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). Realizada anualmente entre os dias 18 e 25 setembro, o tema da Semana Nacional de Trânsito 2024 foi “Paz no trânsito começa com você”.
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, e o diretor-executivo, Sergio Oliveira, também marcaram presença na cerimônia de abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito no Ministério do Transportes, em Brasília (DF), dia 16. Na ocasião, foi anunciada a frase que será utilizada nas campanhas educativas do próximo ano: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”
Cultura de segurança
As ações educativas para motociclistas aconteceram nas cidades de Santa Maria (região administrativa do Distrito Federal), Manaus (AM) e São Paulo (SP). Na capital paulista, Marcos Bento afirmou que esses eventos são fundamentais para construção de uma cultura de segurança viária no país.
“Ações como essas são muito importantes, pois chamam a atenção para a necessidade da mudança de comportamento, por meio da adoção de uma condução mais segura e preventiva”, ressaltou.
Nos eventos, os motociclistas assistiram a palestras educativas, tiveram acesso a técnicas de pilotagem defensiva (como demonstrações de frenagem), aprenderam noções básicas de primeiros socorros e como se posicionar para não ficar no ponto cego de outros veículos. Também puderam utilizar um par de óculos com lentes que simulavam os efeitos da bebida alcoólica para reforçar que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados.
No total, mais de três mil motociclistas participaram das ações.
Na ação realizada pela Senatran, além da Abraciclo, participaram o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o Detran-DF (Departamento Estadual de Trânsito-DF) e o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem-DF).
Os parceiros da Abraciclo no pit stop de Manaus, foram o Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito-AM) e o IMMU – Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. Em São Paulo, a ação teve apoio do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo), do Corpo de Bombeiros da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) e do SAMU-SP (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SP).
Ver e ser visto
Ainda como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, a associação realizou, no dia 18, uma ação educativa para ciclistas no bicicletário de Mauá, região metropolitana de São Paulo.
Apontado como o maior da América Latina, o bicicletário funciona na estação de trem da linha 10-Turquesa, tem quase duas mil vagas e funciona 24 horas por dia.
Quem passou pelo local recebeu um folheto com o QR Code para baixar o Guia do Ciclista Seguro, um adesivo refletivo e um kit de sinalização – contendo um jogo de luzes dianteiro e traseiro para instalação na bicicleta. A ideia foi reforçar o conceito de segurança “veja e seja visto”.
Produzido pela associação, o Guia do Ciclista Seguro é uma importante contribuição à segurança viária, trazendo dicas e orientações de como se pedalar nas cidades, os tipos de vias projetadas para a circulação de bicicletas, equipamentos e acessórios de proteção, cuidados com a manutenção, entre outros.
Na ocasião, a Abraciclo também doou um compressor de ar para a Ascobike – Associação de Condutores de Bicicleta de Mauá, responsável pela administração do bicicletário de Mauá (na região metropolitana de São Paulo).
O vice-presidente do segmento de bicicletas, Fernando Rocha, entregou o equipamento para a presidente Tânia Regina da Silva. “Queremos apoiar instituições como esta que ajudam e incentivam a população a adotar a bicicleta em seus deslocamentos diários”, afirma Rocha.
Da ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 48 anos de história e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS*
|
BICICLETAS*
|
Frota nacional: acima de 34,3 milhões de unidades *
|
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades |
Produção anual: 1,6 milhão de unidades
|
Produção anual: 500 mil
unidades **
|
6º maior produtor mundial
|
4º maior produtor mundial
|
(*) Dados até 2024.
(**) Produção no Polo Industrial de Manaus – PIM
(**) Produção no Polo Industrial de Manaus – PIM
Para mais informações acesse o site: www.abraciclo.com.br
Siga a Abraciclo no LinkedIn