Chega Maio e com ele chega o mês Laranja, e o Governo Wilson Lima realiza ações diversificadas nos Centros de Convivência da Família. Campanha é nacional e objetiva conscientizar a sociedade contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes
São rodas de conversa, palestras, oficinas e distribuição de panfletos em sinais de trânsito são algumas das atividades que serão realizadas pelos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), como parte da programação da campanha Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A campanha do 18 de Maio é nacional e objetiva mobilizar a sociedade brasileira para o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes.
O tema vai ser amplamente trabalhado, neste mês, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que desenvolve o Projeto Rede de Proteção nos sete Centros Estaduais, que trabalham a importância da convivência familiar e os vínculos fortalecidos. Vale destacar que as equipes psicossociais dos aparelhos públicos trabalham essa temática o ano inteiro, alertando pais, crianças e adolescentes, encorajando-os a denunciar qualquer forma de violência.
A titular da Seas, Kely Patricia, destaca a importância de intensificar a campanha nos Centros Estaduais de Convivência, por conta do grande número de famílias que frequentam esses espaços públicos. “A campanha tem como alvo, durante todo o mês de maio, incentivar a realização de atividades para sensibilizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, menciona.
Programação
A primeira ação do Maio Laranja acontece nesta quinta-feira (02/05) no CECF Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte, que fará a abertura da campanha fazendo uma sensibilização de combate ao abuso e exploração sexual infantil, na sala multiuso, às 9h. No dia 7 de maio será feita uma panfletagem de conscientização sobre o tema com os colaboradores do Programa +Respirar, às 9h.
No período de 14 a 16, o tema vai ser tratado no centro com os Grupos de Convivência na sala multiuso, às 9h. No dia 14, vai ter uma oficina de desenho do Grupo Juntos pelo TEA e Grupo Girassóis, na sala multiuso, às 9h e às 15h. No dia 16, haverá um aulão e roda de conversa, panfletagem tratando sobre o tema na sala multiuso, às 9h, às 15h e às 18h. No dia 17, vai ter panfletagem na sala multiuso, às 8h. A programação se encerra com um passeio cultural no Balneário Recanto do Quixito, com saída às 8h.
No CECF Maria de Miranda Leão, situado no Alvorada, zona centro-oeste, a abertura da campanha será na sexta-feira (03/05), com abordagem social no sinal de trânsito da av. Constantino Nery com Lóris Cordovil, às 8h. No dia 16, vai ter uma palestra sobre o tema no salão multiuso, às 9h30. No dia 18, uma ação de conscientização com abordagem no Sambódromo, às 19h. No dia 22, a ação será na faixa liberada da Ponta Negra, às 16h. O encerramento vai acontecer no dia 29, com cerimônia de abertura, vídeo de retrospectiva, apresentação cultural, aulão, certificação, lanche compartilhado, além de bingo e som ao vivo, no salão central, das 16h às 20h
No Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro de Aparecida, zona sul, a campanha inicia no dia 6, estendendo-se até o dia 29. Na abertura vai ter um Painel Temático com fotos de sensibilização sobre o tema para servidores e usuários, no salão central, às 9h. No dia 14, o tema vai ser tratado nas escolas da comunidade e abordagem técnica na Feira do Bairro de Aparecida, às 9h e às 14h. No dia 17, vai ter outra ação de sensibilização sobre o Maio Laranja nas escolas da comunidade e abordagem técnica, às 9h e às 14h.
No CECF André Araújo, situado no bairro Raiz, zona sul, a abertura da campanha vai acontecer no dia 7, com uma palestra feita pela conselheira tutelar Kiky Anjos, de conscientização sobre o tema, na quadra do CECF, às 9h. Na parte da tarde, terá uma oficina para elaboração de símbolos e cartazes do Maio Laranja, para ser utilizado na caminhada da campanha. No dia 16, às 9h, será realizada a 2ª Caminhada do Maio Laranja, no bairro da Raiz, com a comunidade, seguida de uma palestra com os pais e alunos na Escola Estadual Milburges e caminhada de retorno ao CECF.
A celebração do Maio Laranja no CECF Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, zona-oeste, vai acontecer no dia 14, iniciando com uma palestra sobre o tema, seguida da apresentação do Coral Desbravadores Nação Santa. Haverá também um aulão de dança com os alunos da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, no Santo Antônio. A programação vai acontecer no Cine Teatro e no hall do centro, das 8h às 12h.
O CECF Teonízia Lobo, situado no bairro Mutirão, zona norte, inicia a Campanha no dia 17, com a distribuição de informativos sobre o tema e orientação na área comercial do bairro Novo Aleixo, visando conscientizar a comunidade sobre a importância da campanha, das 9h às 15h. No dia 24, o tema vai ser tratado com as turmas do Futsal, Vôlei, Jiu-jitsu. A ação com a assistente social Eliane Nepomuceno, será na sala multiuso, das 14h às 15h.
Contra abuso
A Campanha Socioeducativa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do CECF 31 de Março, situado no Japiim, zona sul, tem início no dia 20, com uma oficina de confecção de girassóis e tiaras em alusão ao Maio Laranja, com o Grupo de Convivência ‘Vida e Saúde’, na área de convivência, das 8h às 9h. No dia 21, haverá uma palestra com a psicóloga Karla Bastos, na Escola Estadual Luiz Vaz de Camões, das 10h às 11h e das 14h às 15h.
No dia 22, a palestrante Claudia Risques vai tratar o tema com jovens e adolescentes na quadra poliesportiva, das 8h às 9h. No dia 23, será confeccionado um painel integrado em apoio ao Maio Laranja com o Grupo Campeões Juventude 31, na quadra poliesportiva, das 13h30 às 14h30. No dia 27, oficina e confecção de painel integrado em apoio ao Maio Laranja com os Grupos ‘Campeões Kids’, ‘Campeões FC’ e ‘Juventude 31’, na quadra poliesportiva, das 13h30 às 14h30.
..
FONTE – Seas