Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
AM ENCERRA FESTIVAL DE MÚSICA NA ESTRADA
REDACÃO AgN
Em 27 de novembro de 2023
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Um lindo espetáculo de encerramento da 9ª edição do Festival Música na Estrada, com o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) e sua “Dança do Sol”.

Desde o início de agosto essa turma amazonense percorre diversas cidades brasileiras levando expressões artísticas, oficinas e muito mais.

A última apresentação do evento ocorreu nesta sexta-feira, 24, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal.

Carregado de muita ancestralidade, o espetáculo foi produzido com base em obras do escritor amazonense Mário Ypiranga que, na década de 30 do século passado, descreveu costumes e tradições da etnia indígena Arara, localizada no estado do Pará.

A ideia foi resgatar danças folclóricas e, mais que tudo, exaltar a cultura dos nossos povos originários.

Ancestralidade

A coreografia da peça, criada pela renomada bailarina e diretora da companhia, Conceição Souza, juntamente ao bailarino Flávio Soares, explora a temática de uma dança sagrada, uma invocação ao Sol, que simboliza o ritual de puberdade. Através deste rito, os jovens são introduzidos às quatro malocas e logo são considerados prontos para o casamento, além de serem reconhecidos como guerreiros, conforme o mito arara.

Conforme a diretora artística Monique Andrade, participar do “Música na Estrada” é uma oportunidade única.

“Esse projeto só vem para agregar, estimulando a circulação da cultura. É uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas, divulgar nosso trabalho. Ficamos encantados com a estrutura do Teatro Municipal de Boa Vista e fomos muito bem recebidos”, disse.

A empreendedora Rosângela Oliveira acompanhou o espetáculo junto às filhas e genros e destacou a oportunidade em ter acesso a trabalhos artísticos desenvolvidos em outros locais do país.

“Achei muito maravilhoso e a gente sabe que Boa Vista precisa disso. O balé foi impecável e de fato a dança é uma arte belíssima. Também acompanhei o espetáculo do primeiro dia de festival e está de parabéns”, falou.

O Balé Folclórico

Fundado em 2001, o Balé Folclórico do Amazonas surgiu com a missão de revitalizar e difundir as tradições das danças folclóricas regionais. Desde sua fundação, o BFA tem apresentado espetáculos que reinterpretam as danças típicas do estado com um olhar contemporâneo, resgatando a história do folclore regional.

O que rolou

Em Boa Vista, a 9ª edição do festival, que teve como tema: “Música e outras artes conectando pessoas”, começou no dia 22 deste mês e contou com oficinas gratuitas de metal (trombone, trompete e trompa) e de prática coral. Já falando em espetáculos, além do Balé Folclórico, o Teatro Municipal com as apresentações “Divas do Rádio – As vozes de Ouro” e “Quinteto de Metais da Amazonas Filarmônica”.

De acordo com o diretor-geral do Festival, Fernando Ramos, o “Música na Estada” cumpre um papel social muito importante, trabalhando dois pilares: educação e arte.

“Esse intercâmbio artístico e cultural deve ser constante e, de fato, traz contribuições muito positivas para a sociedade. Para nós é um prazer colaborar com o trabalho que já é feito pela FETEC, com destaque para o Instituto Boa Vista de Música (IBVM). Em uma sociedade que tem contato com a cultura, com a arte, com o lúdico, sobra menos espaço para a violência”, disse.

 

 

__

Semcom PMBV

Por Marcus Miranda

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe