Um documento que tem assinatura do partido do prefeito Arthur Henrique, onde consta as propostas para o desenvolvimento de Boa Vista e RR, e entregeue em mãos ao ministro Márcio Macedo, que esteve no Estado debatendo a construção do Plano Plurianual (PPA) 2023-2027
O pedido foi para Capital e para o Estado, e diante do novo momento que o país vive, o prefeito Arthur Henrique recebeu o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e pôde apresentar juntamente como o ex-senador Romero Jucá, presidente do MDB/RR, a carta do partido com pedidos de soluções para problemas enfrentados em Roraima e, principalmente, na capital Boa Vista.
A carta foi entregue durante visita do ministro a Roraima, em um encontro promovido nesta sexta-feira, 02, no Teatro Municipal, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2023-2027, do governo federal.
“A prefeitura propõe uma gestão participativa, ouvindo a população e elaborando planos em consonância com as demandas do cidadão. Nessa carta, deixamos claro nossas necessidades e queremos garantir recursos do governo federal para os próximos quatro anos e, assim, resolver os principais problemas da nossa capital e do Estado como um todo”, disse, o prefeito, que recebeu o abraço do ministro, que concorda com os pontos apresentados por Arthur.
Em seu discurso, Arthur Henrique faloou o quanto é preciso entender que o Brasil é um país gigante, de proporções continentais, e assim, também, são as regiões, bem como o Norte, com suas realidades dos diversos ecos, assim, Roraima é um estado que tem comunidades indígenas e uma condição socioeconômica diferente do restante do país.
O prefeito afirmou ser importante essa ação do governo federal de vir até Boa Vista e ouvir diretamente da população roraimense as principais demandas.
DESTAQUE
Dentre as medidas de curto prazo, apontadas na carta, Arthur Henrique destacou o apoio à agricultura familiar, como forma de garantir alimento de qualidade na mesa da população. A ideia é oferecer reais condições para que o produtor possa plantar e comercializar seus produtos, fortalecendo a renda.
SAÚDE
Nas ações urgentes, foram apontados problemas na área da saúde, principalmente por conta da imigração, que fez aumentar o crescimento populacional em Boa Vista. Dentre os pontos de destaque está o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), visto que é o único Hospital Infantil em Roraima, custeado e mantido pelo própria prefeitura, atendendo os 15 municípios do estado.
EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO
Quanto às medidas de médio prazo, a carta aponta a construção de creches e escolas, além de garantir um Programa de Habitação adequado em Boa Vista, que irá ajudar na manutenção do Meio Ambiente. A ideia é garantir habitação para as pessoas que estão em condições de moradia sem dignidade, em áreas que deveriam estar sendo preservadas por questões ambientais.
ENERGIA E INTERNET
Nas ações de longo prazo, foi pedido para o governo federal garantir a interligação de Roraima com o Sistema Nacional Energético para que o estado possa ter, finalmente, uma energia mais barata e de qualidade. Além disso, foi proposta a criação de uma nova rota de tráfego de dados para a internet da capital.
PARCERIA COM PAÍSES VIZINHOS
Arthur Henrique também apontou as relações de apoio comercial que Roraima poderá ter com a Guiana, visto que o país vizinho tem a previsão de crescimento de 40% no PIB desse ano, podendo se tornar rota importante para o desenvolvimento do agronegócio local. A proposta visa promover o comércio entre Roraima e o exterior, para que o Estado possa chegar na América Central, bem próximo do canal do Panamá.
___
Semcom PMBV