Por Marcus Miranda
A Campanha Outubro Rosa tomou conta da UBS Asa Branca nesta última quinta-feira, 17. Uma programação especial ocorreu na unidade, com foco na saúde da mulher e na prevenção de doenças graves. O evento contou com palestras e atividades práticas sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, além de oferecer orientações sobre cuidados com a saúde física e mental.
As ações visaram não apenas informar, mas também incentivar a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, elementos essenciais para salvar vidas. Na oportunidade elas aprenderam a fazer o autoexame das mamas, receberam dicas sobre cuidados com a saúde bucal e a reconhecerem sinais e sintomas que podem indicar doenças graves.
Diagnóstico precoce pode salvar vidas
O enfermeiro Abraão Castro, um dos responsáveis pela ação, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Um câncer de mama diagnosticado logo no início tem 90% de chance de cura. Daí a importância dessa mulher, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, que passou dos 50 anos, vir à unidade, fazer a mamografia e se cuidar diariamente. O simples ato de fazer o autoexame pode de fato salvar vidas”, explicou.
Além das palestras, foram oferecidos atendimentos exclusivos para mulheres, com serviços de coleta de preventivo, encaminhamentos para mamografia, além de testes rápidos e massagens relaxantes. As ações buscam incentivar as mulheres a adotarem hábitos de autocuidado, dedicando mais atenção à própria saúde.
Mulheres refletem sobre autocuidado e saúde
Aliciane Costa, tecnóloga em Gestão de Turismo, foi surpreendida pela programação ao levar seu filho à UBS. “Muitas mulheres são leigas em relação ao assunto. Então, é uma luz para a gente também ficar informada, passar o que aprendemos adiante e tirarmos todas as nossas dúvidas sobre isso. É até um incentivo para nos cuidarmos mais”, comentou.
A dona de casa Nathália Souza participou das atividades acompanhada de seus quatro filhos e reconheceu a importância de dedicar um tempo para cuidar de si mesma. “Eu estou adorando, pois tem muita coisa que não temos noção. É tanta tarefa no dia a dia que acabamos esquecendo de cuidar da gente mesma. Então é um momento para refletirmos e olharmos para nós, como mulheres”, destacou.
Durante o mês de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista promoverão atividades voltadas à saúde da mulher, com rodas de conversa, exames preventivos e orientações sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce.