Marlen Lima

Distrito Federal

FÓRUM DOS GOVERNADORES, O QUE DE FATO PODE MUDAR?

Por Redação AgN

24/05/2023 - 11:28

Neste novo encontro dos governadores, o que mais se questiona éo que realmente pode avançar nas decisões , ali, tomadas, e o que de fato sai das falas e se tornam açoes contundentes para o bem dos Estados, e em reforço ao papel do legislativo.
Relações das autoridades que se encontram hoje, 24, no Fórum dos Governadores, em Brasília.→ Governadores1) Governador do Acre, Gladson Cameli 2) Governador de Alagoas, Paulo Dantas 3) Governador do Amapá, Clécio Luis 4) Governador do Amazonas, Wilson Lima 5) Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues 6) Governador do Ceará, Elmano de Freitas 7) Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha 8) Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande 9) Governador de Goiás, Ronaldo Caiado 10) Governador do Maranhão, Carlos Brandão 11) Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes 12) Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel 13) Vice-Governador de Minas Gerais, Mateus Simões 14) Governador do Pará, Helder Barbalho 15) Governador da Paraíba, João Azevêdo 16) Governador do Paraná, Ratinho Junior 17) Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra 18) Governador do Piauí, Rafael Fonteles 19) Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro 20) Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra 21) Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite 22) Vice-Governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves 23) Governador de Roraima, Antonio Denarium 24) Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello 25) Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas 26) Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri 27) Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa→ Autoridades internacionais1) Ministro de Estado das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido, James Cleverly 2) Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq→ Parlamentares1) Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco 2) Presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira 3) Senador Oriovisto Guimarães 4) Deputado federal Aguinaldo Ribeiro 5) Deputado federal Reginaldo Lopes 6) Deputado federal Adail Filho 7) Deputado federal Vitor Lippi 8) Deputado federal Jonas Donizette 9) Deputado federal Mauro Benevides Filho 10) Deputado federal Sidney Leite/AMGoverno federal 1) Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy → Entidades representativas 1) Presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier 2) Diretor-Institucional do Comsefaz, André Horta 3) Presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), Eduardo Cunha da Costa 4) Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fábio Baccherett 5) Secretário-Executivo do Consórcio Brasil Central (BrC), José Eduardo Pereira Filho
AMPLIAR AÇÕES COM EUROPA
Ampliar as relações comerciais sustentáveis com o Brasil é um dos objetivos do Reino Unido.A colocação acima foi feita pelo ministro de Estado das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido, James Cleverly, durante a abertura do XIV Fórum de Governadores, em Brasília.O ministro Clevery destacou a parceria com o Brasil nas áreas de ciência e inovação e saúde e também o desejo de expandir os investimentos, desde que feitos de forma sustentável. A visita aos governadores foi acompanhada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq.
alt="" width="1536" height="1023" />

Nossos países compartilham um histórico de amizade de mais de 200 anos, mas é importante pensarmos não somente no passado, mas também no futuro. Durante a pandemia, o Brasil e o Reino Unido trabalharam juntos para desenvolver a vacina AstraZeneca, responsável por salvar milhões de vidas. O Brasil é o segundo maior parceiro do Reino Unido na área de ciência e inovação, na ordem de 75 milhões de libras esterlinas, e temos interesse em desenvolver a parceria com o Brasil de forma sustentável”, disse.

Cleverly também elogiou a diversidade do povo brasileiro e de seus representantes.

“Quando as pessoas em nosso país pensam na diversidade do Brasil, eles pensam na diversidade natural, mas é importante pensar na diversidade das economias e dos estados, o que se manifesta ao longo dessa mesa”, acrescentou.

Em nome do Fórum, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ficou responsável por agradecer à presença do ministro britânico e reforçar a democracia brasileira perante o governo do Reino Unido.

“É uma honra para nós, governadores, recebê-lo no nosso encontro. Como o senhor pode ver, somos muito diversos na representatividade dos nossos Estados e estamos com o compromisso de termos um debate democrático. Gostaria de destacar que a nossa democracia é madura e está viva mesmo diante dos momentos tensos”, classificou.

Programação do Fórum continua, e tem previsão de encerrar ás 14 horas, de hoje.