Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
COMUNIDADE SERRA DA MOÇA COM 'CINEMINHA DA PREFFS'
Em 27 de novembro de 2023
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

A ideia da Caravana da Cultura é levar opções culturais para as comunidades rurais e bairros mais afastado

Desde o mês de outubro, a Prefeitura de Boa Vista tem levado entretenimento e diversão para as comunidades indígenas através da Caravana da Cultura. A quarta edição aconteceu neste sábado, 25, com o “Cineminha da Prefs” na comunidade Serra da Moça.

Foram exibidos três filmes roraimenses“A inacreditável história do milho gigante”, “Ao lado da estrada” e “Arte alimenta a vida”.

O objetivo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) é levar opções culturais para as regiões mais afastadas da capital, além de divulgar e incentivar o cinema roraimense. A caravana já passou pelas comunidades indígenas Truaru da Cabeceira, Morcego, Serra do Truaru e agora na Serra da Moça.

Para o tuxaua da comunidade, Alexsandro Chagas, foi uma honra receber esse projeto com toda a estrutura de cinema dentro da Serra da Moça, onde residem cerca de 300 pessoas.

“Temos crianças, jovens e até mesmo adultos que nunca entraram em um cinema e essa foi uma oportunidade para eles conhecerem. Para nós é uma novidade e com certeza a gente abraça a causa e espera outras atividades também para o nosso povo conhecer”, disse.

De fato, são experiências únicas para os moradores, onde alguns têm pouco ou nenhum contato com o cinema ou outras manifestações artísticas. É o caso da menina Anne Karine Raposo, de 10 anos, que nunca foi numa sala de cinema mas vivenciou essa experiência na sua própria comunidade.

“Foi muito legal, cheguei cedo e sentei logo nas primeiras cadeiras”, disse a menina.

O senhor João Izidorio Angelo, 77 anos, também estava atento assistindo aos filmes roraimenses e parabenizou a prefeitura pela iniciativa.

“A prefeitura tem uma história muito bonita com a comunidade, pelo bom trabalho que vem desenvolvendo. Foi uma proposta bacana trazer uma sala de cinema que animou, não só as crianças, mas nós adultos também”, disse.

A ideia é que a cada edição a programação mude. Iniciou com o cinema, logo após serão incluídas outras atividades como o teatro, dança, circo, música, dentre outros.

“A gente vai mudando as linguagens artísticas pra todo mundo ter vários acessos”explicou Dyego.

Os filmes roraimenses

A inacreditável história do milho gigante”

Um curta-metragem de animação com direção de Aldenor Pimentel e produção de Thiago Bríglia. Conta a história de uma pequena formiga que encontra um milho gigante no meio da savana amazônica. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro. Será que a formiga confiará no seu maior predador?. (Duração: 5 minutos)

Ao Lado da Estrada 

É um média-metragem de romance dirigido por Ricardo Chetuan e estrelado pelos atores Elder Torres e Ítala Raíssa. Na trama, uma mulher empregada numa lanchonete na beira da estrada busca ter um momento romântico com um homem que dá carona para ela todos os dias até a entrada da sua vila. Durante a viagem, eles ouvem músicas e riem. Ela sempre fica empolgada com o encontro seguinte. (Duração: 15 minutos)

​“Arte alimenta a vida”- É um documentário de Elder Santos que traz as peculiaridades do estado mais indígena do país, onde jovens artistas protagonizam a luta política em defesa de seus territórios, inspirados em sua arte e cultura ancestral. (Duração: 13 minutos)

 

SEMCOM PMBV

Por Ceiça Chaves

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe