ALE-RR aprova criação de selo para escolas que promoverem integração de pessoas com autismo…Texto foi aprovado com 21 votos na sessão ordinária desta terça-feira (5)
O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou com 21 votos, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei (PL) nº 268/2023, que dispõe sobre a criação do selo “Escola Amiga do Autismo’.
A matéria determina que o selo será conferido a escolas públicas e privadas que, comprovadamente, contribuam para o acesso à educação e inclusão social da pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A certificação “Escola Amiga do Autismo” possui ainda como objetivos a conscientização da comunidade escolar, da família e da sociedade sobre a importância da inclusão social do aluno autista e a realização de campanhas, debates e outras medidas que visem dar visibilidade à participação e inclusão social desse público.
A deputada Angela Águida Portella parabenizou a iniciativa do projeto, e ressaltou que todo o trabalho de conscientização que envolve o TEA deve ser promovido continuamente. Ela é presidente do Programa de Atendimento Comunitário, do qual o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) faz parte.
“Nós temos que conscientizar as pessoas para podermos, além de ter o conhecimento, compreender e, a partir daí, desenvolver atitudes proativas, de sensibilidade, de respeito às diferenças e, sobretudo, entender que essas pessoas têm dificuldades sensoriais e necessitam de grande compreensão. Que as escolas, que fazem parte da nossa formação, falem e orientem sobre esse tema. Praticamente, cada sala de aula hoje tem um aluno autista. Quando as escolas aderirem a essa temática, caminharemos a passos largos para não haver preconceito contra os autistas”, declarou Portella.
A matéria segue para sanção do governo e sua íntegra pode ser conferida no link https://sapl.al.rr.leg.br/materia/15835.
…
Texto: Suzanne Oliveira
SupCom ALE-RR