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Ao Jaraquis… A ida de Bolsonaro a Manaus em apoio a Alberto Neto é o abraço de dois afogados! Capitão erra, menospreza o amigo e fiel Cel. Menezes; fortalece o racha dentro da Direita; e José Dirceu ri e agradece de camarote!
AgN VERDE OLIVA - A saída do Gen. Ubiratan Poty, do comando do Calha Norte, do Min. da Defesa, após acusação de possível assédio contra servidora, é algo muito nebuloso, onde fontes garantem q Poty tem caráter ilibado, e restrita ética neste mais de 5 anos q esteve à frente deste exitoso programa de Governo.  Em seu lugar assumiu José Tarcídio Pacífico Jr.
AOS DAMORIDS - RR...Os pescadores artesanais de Rorainópolis recebem recursos para a criação de um porto na vicinal 04. Isto atenderá demanda da região, fortalecendo a pesca c/ melhor embarque e desembarque dos barcos de pesca. Isto vem de emenda do dep.fed. Zé Haroldo
AOS DAMORIDAS - RR..Mercado São Francisco e Terminal Luiz Canuto Chaves passarão por desinsetização neste final de semana...Espaços públicos estarão fechados para receber os serviços entre os dias 28 e 29 de setembro
AOS JARAQUIS - - AM...De São Gabriel da Cachoeira vem ainda a informação q o sumiço dos livros q haviam sido jogdos como lixo, livros q deveriam estar nas escolas do município, simplesmente sumiram, o local foi 'limpo', e a pergunta do povo é saber o q  prefeito Curubão diz sobre isto?
Aos Jaraquis - AM...De São Gabriel da Cachoeira, Edinho Scheroder esteve num área rural do município, onde foi encontrado pela vereadora Dra. Suely Ambrósio, no último dia 24, um descarte ilegal, e imoral de livros do ensino municipal, livros das escolas indígenas, q foram jogados numa lixeira. Só q hj, 26, tudo havia sumido, misteriosamente! 
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Créfito/imagens:
DECIDIDO, GOVENO DESTINARÁ MAIS RECURSOS DIRETO PARA ESCOLAS
Em 20 de agosto de 2024
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Resoluções ampliam investimentos para escolas indígenas, quilombolas e do campo e ações voltadas à diversidade, além de fomentar a parceria entre a escola, a família e a comunidade, na perspectiva da educação integral

Já o PDDE Equidade, criado pela nova norma, consiste na destinação anual de recursos financeiros, em caráter suplementar, às escolas públicas de educação básica, com o propósito de aprimorar as condições de oferta e a infraestrutura física e pedagógica das escolas para garantir o direito à educação a todos os estudantes, a superação das desigualdades educacionais e a promoção da diversidade. 

A grande novidade dentro do PDDE Equidade são as faixas voltadas à diversidade. Elas têm a função de tentar induzir ações pedagógicas dentro das escolas, como a implementação das diretrizes da educação para as relações étnico-raciais nas escolas e também para a educação escolar quilombola. As escolas que vão receber esses recursos, por exemplo, são aquelas que apresentarem maior desigualdade de aprendizagem entre crianças negras e brancas”, explica a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo. 

Para estabelecer condições mais igualitárias na educação, é preciso não só de um projeto político-pedagógico voltado a isso, mas também de investimento financeiro. “É preciso pensar o que a equidade significa do ponto de vista de organização da sala de aula, da formação de professores, de organização do currículo. Mas é preciso também colocar uma concepção de equidade por trás dos recursos financeiros que chegam até a escola”, defende. 

 

Proec  Resolução nº 16/2024 institui os critérios de destinação de verbas do PDDE Proec às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e distrital. Neste momento, serão priorizadas, entre outros critérios, três grupos de escolas: aquelas localizadas na mesorregião do Marajó; aquelas que aderiram ao programa Escola em Tempo Integral; e aquelas que apresentam menores índices de nível socioeconômico e maior número de matrículas. 

Os recursos financeiros deverão ser empregados para realização de oficinas, palestras, visitas guiadas ou outras iniciativas voltadas à promoção da cultura de paz no ambiente escolar, previstas no projeto de formação — instrumento de planejamento das ações propostas, que deve ser enviado pelo diretor escolar via PDDE Interativo. A adesão ao Proec é realizada pela secretaria estadual ou municipal de educação, pelo módulo Plano de Ações Articuladas (PAR), do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). 

O valor de repasse para cada unidade escolar será calculado tomando como parâmetro o número de estudantes do público do programa matriculados na escola, extraído do Censo Escolar, conforme tabela abaixo: 

Número de estudantes do público do programa matriculados na escola 

Valor de repasse por escola (100% custeio) 

Até 500 

R$ 2.500 

De 501 a 1.000 

R$ 3.000 

Acima de 1.000 

R$ 3.500 

Equidade  A Resolução nº 17/2024 dispõe sobre as orientações, diretrizes, objetivos e beneficiários do PDDE Equidade. Além de investimentos em infraestrutura para Salas de Recursos Multifuncionais e para melhoria da infraestrutura e provimento de água e esgotamento sanitário para escolas de acesso remoto, a iniciativa vai suportar a oferta da educação especial; bilíngue de surdos; de jovens e adultos; do campo; indígena; e quilombola. Além disso, o PDDE irá apoiar a redução de desigualdades e temáticas que visam a valorização da diversidade, são elas: a educação para as relações étnico-raciais, em direitos humanos, sustentabilidade e para o protagonismo juvenil. 

Os critérios de elegibilidade privilegiam escolas que não tenham sido beneficiadas anteriormente, funcionem em prédio próprio e estejam localizadas em contexto de maior vulnerabilidade social, entre outros fatores, detalhados na resolução. 

Os recursos podem ser usados para aquisição de materiais pedagógicos e mobiliário escolar; compra de itens de acessibilidade; contratação de mão de obra e serviços; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e desenvolvimento de atividades educacionais, visando a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para cada modalidade e temática. 

Os valores a serem repassados para melhorias na infraestrutura da educação especial e nas escolas do campo, indígenas e quilombolas, serão calculados na proporção de 80% da despesa de capital e 20% da despesa de custeio das escolas, a partir do número de matrículas de estudantes elegíveis para cada programa naquela unidade de ensino, segundo o Censo Escolar. 

Já o cômputo para repasse dos recursos para ampliação da oferta de ensino em modalidades e temas das diversidades serão realizados na proporção de 20% da despesa de capital e 80% da despesa de custeio das escolas, calculados pela soma do valor fixo (definido para cada estabelecimento de ensino) com o valor variável (de acordo com o número de matrículas de estudantes elegíveis para cada programa naquela unidade), também segundo o Censo Escolar. 

A tabela abaixo detalha os investimentos:  

Programa 

Número de estudantes do público do programa matriculados na escola 

Valor de repasse por escola (100% custeio) 

Programa Sala de Recursos Multifuncionais (PDDE SRM) e Programa Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas Escolas em áreas rurais (PDDE Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas) 

Até 50 alunos 

R$ 30.000,00 

51 a 150 alunos 

R$ 35.000,00 

Acima de 151 alunos 

R$ 45.000,00 

Programa 

Valores de referência 

Programa Diversidades (PDDE Diversidades) nas modalidades: 

  • Educação especial 
  • Educação bilíngue de surdos 
  • Educação do campo 

 

As escolas aptas irão receber um valor fixo de R$ 1.850 reais e mais R$ 20 reais por estudante do público do programa, por ano. O teto para o total repassado por programa para cada escola será de R$ 3.700. 

Programa Diversidades (PDDE Diversidades) nas modalidades: 

  • Educação de jovens e adultos 
  • Educação escolar indígena 
  • Educação escolar quilombola 
  • Educação para as relações étnico-raciais 

As escolas aptas irão receber R$ 20 reais por estudante do público do programa, por ano. O teto para o total repassado por programa para cada escola será de R$ 3.700. 

Programa 

Número de estudantes do público do programa matriculados na escola 

Valor de repasse por escola (100% custeio) 

Programa Diversidades (PDDE Diversidades) nas modalidades: 

  • Escolas sustentáveis 
  • Educação para as juventudes 
  • Educação em direitos humanos 

Até 30 alunos 

R$ 1.850 

Entre 31 e 80 alunos 

R$ 2.775 

Acima de 80 alunos 

R$ 3.700 

De acordo com a norma, o valor a ser repassado às escolas obedecerá às memórias de cálculo e às listas de priorização publicadas anualmente pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi) do MEC. A adesão das instituições de ensino será realizada a partir de uma seleção prévia de escolas, elaborada pela Secadi. Após isso, os gestores escolares devem realizar a adesão por meio de um sistema próprio do PDDE Equidade, a ser divulgado pelo MEC. As secretarias municipais, estaduais e distrital de educação devem, então, pactuar a responsabilidade de apoiar todas as escolas contempladas. 

 

 

 

 

Por: Ministério da Educação (MEC)


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