7 equipes da capital concorrem com outros 27 grupos ao prêmio de R$ 65 mil a ser concedido às 5 melhores propostas
Por Marcus Miranda
Após pouco mais de cinco meses de intensa capacitação, 7 equipes de Boa Vista apresentaram suas startups durante encerramento do curso Empreendedores de Impacto, promovido pela Prefeitura de Boa Vista e o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (ITEAM). O evento ocorreu nesta segunda, 21, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), simultaneamente nos estados do Amazonas e Amapá.
A banca avaliadora, composta por renomados profissionais da área, analisou as apresentações com base em aspectos como argumentos, organização, clareza e gestão do tempo. Além disso, foram considerados o impacto social das propostas, a viabilidade para o mercado e a sustentabilidade dos negócios.
No total, 34 equipes dos três estados concorrem ao prêmio de R$ 65 mil, que contemplará as 5 melhores propostas com verdadeiro potencial para transformar realidades locais por meio da tecnologia e inovação. O resultado será divulgado nesta quarta-feira, 23, no site da oficial do Empreendedores de Impacto e na página oficial do Instagram. Além do recurso, os vencedores receberão mentoria especializada para colocarem em prática seus planos de ação.
Aquecimento do mercado local
O secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Darik Arenhart, destacou a importância do curso para o mercado local, aquecendo todo o ecossistema de inovação de Boa Vista e do estado. “De fato, foi um curso que abriu a mente dos nossos empreendedores. A ideia é fazer com que essas empresas se consolidem, trazendo benefícios para a cidade. Além disso, queremos que essas propostas alcancem escala nacional. Em breve vamos lançar dois novos cursos gratuitos de pós-graduação”, afirmou.
A diretora-presidente do ITEAM, Juliana Nakano, reforçou a contribuição do curso para a região. “Esse investimento é um grande impulso para fortalecer o ecossistema de startups em Boa Vista. Com ele, as equipes terão recursos para colocar suas ideias em prática, criar soluções inovadoras e gerar impacto social e econômico. Estamos preparando profissionais capazes de transformar o cenário local e esse apoio financeiro é fundamental para que essas iniciativas cresçam e prosperem”, destacou.
Empreendedores satisfeitos e mais “antenados”
Quem concluiu o curso reconhece os valiosos aprendizados. Lee Marcos, da empresa “Disruptiva”, apresentou uma proposta de produção de filamento com uso de garrafa pet. A ideia é, ainda, envolver alunos nesse processo. Para ele, o curso foi fundamental em diversos aspectos. “Ainda não tínhamos conhecimento sobre startups e o curso nos ajudou a iniciar esse processo. Acredito que isso fará muita diferença no nosso mercado, pois hoje saem daqui 7 equipes que se tornarão multiplicadoras de conhecimentos nessa área de empreendedorismo e inovação”, disse.
Eduardo Bueno integra a equipe SmartEdu, que apresentou uma proposta que tem como principal objetivo oportunizar para crianças, jovens e adultos o aprendizado de educação financeira a partir de metodologias ativas, de forma prática e envolvente, utilizando diversos recursos.
“Foi uma experiência muito positiva, que envolveu muita teoria e prática. Nossa ideia inicial foi criada aqui no CCTI, em 2023, em um evento em parceria com Sebrae. Desde então, fomos evoluindo e, sem dúvida, o curso nos ajudou a aperfeiçoar ainda mais nossa proposta”, explicou.
Outra empreendedora que aproveitou os conhecimentos adquiridos para potencializar seu negócio foi Val Bezerra, que desde 2021 possui uma empresa de pimentas. Durante o curso, como estratégia de marketing, mudou o nome do empreendimento para “DaVal – Alimentos Amazônicos”.
“Aprendi sobre a importância do network e que trabalhar com parcerias é fundamental. Me dediquei muito nesse curso, abri mão de momentos com a minha família e quero muito ganhar esse prêmio. Meu sonho é produzir em grande escala. Quero exportar, internacionalizar meus produtos”, contou.
SOBRE O EMPREENDEDORES DE IMPACTO
Idealizado pelo Hub Conecta e coordenado pela Softex Amazônia, o programa Empreendedores de Impacto é executado pelo ITEAM. Nesta edição, o projeto contou com investimentos da Positivo, provenientes da Lei de Informática, sob supervisão do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).
O programa busca impulsionar o sucesso de empreendimentos, gerando impactos econômicos, sociais e ambientais através de um método robusto, associado a processos e ferramentas práticas, para analisar o mercado, identificar oportunidades, definir objetivos comerciais, estabelecer métricas relevantes, desenvolver um plano de ação, avaliar seu impacto e estarem aptos a receber investimentos.
PÓS-GRADUAÇÃO
O convênio da prefeitura com o ITEAM tem duração de cinco anos e prevê a oferta de diversos cursos gratuitos. Além do “Empreendedores de Impacto”, o curso de Pós-graduação de MBA em Gestão Ágil de Projetos e Processos está em andamento no CCTI. O principal objetivo é contribuir para que empresas se tornem mais eficientes, reduzindo desperdícios e aumentando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Foram oferecidas 30 vagas.
…
SEMCOM PMBV