Uma reunião que havia sido primeiramente marcada para às 10:30 horas, mas, depois o Palácio do Planalto remarcou para 11 horas, desta manhã de terça, 12, quando Lula da Silva teve agenda de encontro com o prefeito de Manaus, David Almeida, que esteve na reunião acompanhado dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, ambos mais fortes aliados interlocutores do Governo com o prefeito.
Ao presidente da República, na pasta de demandas, David Almeida apresentou projetos para melhorar a mobilidade urbana em Manaus, e isto só será possível cm ajuda do Governo Lula, o que o presidente deu sinal verde para repassar R$ 495 milhões necessários. Uma primeira vitória para os manauaras, já que vários gargalos de trânsto serão resovidos com a construção de viadutos.
Mais.
E aí, a notícia mais destacável desta ida de David a Brasília, quando ouviu do próprio presidente Lula, que a BR 319 vai sair da estagnação, e o trecho que falta para o seu devido asfaltamento, o chamado ‘Meio’, as obras segirão, e isto foi um compromisso firmado pelo petista ao prefeito, e aos parlamentares que o acompanharam. Ao lado de David estava além dos dois senadores, os deputados Sidney Leite, Silas Câmara e Saulo Vianna, além do deputado estadual Sinécio Campos, e o prefeito petista de São Gabriel da Cachoeira, Curubão.
“Uma interlocução da bancada federal possibilitou que, hoje, estivéssemos reunidos com o presidente Lula, para buscar recursos na ordem de quase 500 milhões de reais para esses projetos de mobilidade urbana. Sabemos que o grande desafio das grandes cidades é a mobilidade urbana, e o presidente confirmou esse apoio para melhorias na cidade de Manaus”, destacou o chefe do Executivo municipal, que esteve acompanhado do secretário de Obras e vice-prefeito eleito, Renato Junior.
Para Lula, que tem sido aliado do prefeito, e isto justamente pelo apoio que tem recebido dos senaores Omar e Braga, David apresentou 12 projetos para a área de mobilidade urbana em Manaus.
Destes quatro selecionados para recebimento de aporte financeiro do governo federal, com estimativa de serem iniciados a partir do segundo semestre de 2025.
Segundo o pefeito, as obras deverão levar algo em torno de 18 meses.
Dos projetos selecionados, são obras de interligação da avenida Max Teixeira com a avenida do Futuro, entre os bairros Colônia Santo Antônio e Redenção; a interligação da avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles, no bairro Parque 10 de Novembro; e a melhoria do tráfego no viaduto entre as avenidas Constantino Nery e Darcy Vargas, no bairro Chapada; e obra do complexo viário da Arena da Amazônia, que dará maior fluidez no trânsito no trajeto entre o Terminal 1 até a barreira de fiscalização federal.
“Nós elencamos 12 projetos de mobilidade urbana, que é o grande desafio das grandes cidades, destes, nós selecionamos quatro que o presidente Lula já nos encaminhou para a ministra Miriam Belchior (Ministério de Planejamento, Gestão e Orçamento) para vermos as tratativas, para a partir do ano que vem nós possamos aportar esses recursos para essas obras”, informou o prefeito.
A data, disse, David, par chegada dos recursos é no começo do ano de 2025.
Notícia para 4 mil famílias
Para fechar esta visista de forma altamente alvissareira para Manaus, o prefeito conseguiu ter de Lula a sinalização positiva para a moradia de cerca de 4 mil famílias da comunidade Coliseu, na zona Leste de Manaus. As famílias receberão título definitivo das terras após a área ser repassada pela União para o município.
“O presidente vai assinar uma medida provisória passando as terras da comunidade Coliseu, na zona Leste da cidade, para o município de Manaus. Uma ação, conjuntamente com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), para que nós possamos fazer a titulação dessas terras. Quase 4.000 famílias serão beneficiadas com registro de imóveis e títulos definitivos”, explicou Almeida.
O bolo de ouro da visista, BR-319
O presidente da República, durante a reunião, também informou ao prefeito David Almeida e aos demais parlamentares do Estado que a recuperação completa da BR-319 vai acontecer, com solução para a questão do licenciamento ambiental, que é o principal entrave para pavimentação completa da rodovia federal.
“A palavra do próprio presidente é que a BR-319 vai sair. Esse não foi um tema nosso, mas foi tratado pelo próprio presidente. Uma interlocução do governo federal que agora sim a BR-319 vai sair para os próximos anos. É um sonho que vai se realizar, buscamos que se realize nos próximos anos”, declarou o prefeito de Manaus.
…
Com Semcom PMM