O que a Câmara Federal pretende fazer é trazer maior transparência aos consumidores roraimenses, com isto, haverá Audiência Pública para se discutir, na próxima terça, 5, de dezembro, o novo contrato de fornecimento de energia da Venezuela para Roraima.
A audiência pública acontecerá na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários da Câmara dos Deputados, com intuito de discutir e buscar os devidos esclarecimentos sobre o novo contrato de importação de energia elétrica através do Complexo de Guri, na Venezuela, para o Estado de Roraima, e tem a assinatura do requerimento do deputado federal Defensor Stélio Dener.
“Esse novo contrato de fornecimento de energia da Venezuela traz grande preocupação para Roraima. E essa inquietação decorre justamente do histórico do contrato anterior, que foi interrompido por conta da ineficiência e baixa qualidade da energia fornecida. Foram mais de 200 apagões em um período de 4 anos. O contrato que era para ser finalizado em 2021, foi encerrado em 2019 por essa grande instabilidade”, disse o Parlamentar.
Estão convidados – o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto.
“A realização da audiência pública vai de encontro a necessidade de garantir aos consumidores roraimenses os devidos esclarecimentos sobre o novo contrato de importação de energia. Queremos transparência e, sobretudo, segurança de que os consumidores terão uma energia de qualidade e eficiente. É inadmissível que o Estado ainda enfrente essa realidade para garantir seu desenvolvimento econômico e fortalecimento regional”, afirmou Stélio Dener.
A retomada da importação de energia da Venezuela foi viabilizada por um decreto presidencial assinado em agosto.
Roraima é o único estado brasileiro que não está no Sistema Interligado Nacional, e tem seu suprimento energético feito por meio de termelétricas a óleo diesel, que é mais cara e mais poluente.
Local da audiência: Plenário 12 da Câmara dos Deputados
Dia e hora: dia 05/12 às 15 horas
…
Ascom Dep S D