Eles partiram, os mortos tem seu dia no mundo, e sendo o brasileiro um povo altamente cristão, a ida ao cemitério é uma prática religiosa natural para refletir, para lembrar, para saudar os que partiram, fazer as orações, e assim, neste feriado, dia 2º foi de muita movimentação no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro São Vicente.
Os primeiros visitantes chegaram ao local às 5h da manhã, horário de abertura dos portões, para prestar homenagens e fazer orações a seus entes queridos.
Com extensa programação, o Cemitério Municipal segue aberto até as 20h para visitação do público.
De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Rômulo Almeida, a Prefeitura de Boa Vista cuida do espaço durante todo o ano.
Como a data é tradição, a prefeitura sempre revitaliza as áreas de circulação e a capela, onde ocorrem as celebrações religiosas.
“O cemitério Nossa Senhora da Conceição é visitado durante todo o ano pela população. Mais no Dia de Finados é uma tradição, as famílias vêm fazer suas limpezas, suas pinturas, colocar as coroas de flores, inclusive, a parte externa do cemitério tem nossos camelôs movimentando a economia. Isso é muito importante, é uma questão religiosa, as pessoas acreditam e reservam essa data para visitar seus entes queridos e sempre preparamos o espaço para esse momento”, disse.
A expectativa é que 20 mil pessoas passem pelo cemitério municipal até o final do dia. O diferencial deste ano, é que as ruas do cemitério, antes identificadas por lotes, ganharam novas placas com nomes de fácil memorização.
Tudo isso para garantir comodidade aos visitantes.
Maria América, 87 anos, foi cedo visitar e fazer orações no túmulo do esposo e filhos falecidos. A aposentada conta que repete o ritual de visitação ao cemitério há anos, pois sente saudades dos entes queridos.
“Sou uma mulher de fé. Todos os dias faço as minhas orações e hoje estou aqui porque é uma saudade que não acaba nunca. Já assisti a missa e agora estou aqui no túmulo deles, pois para mim a vida continua e não termina no cemitério. Eu encaro a morte como uma passagem para a vida eterna”, contou.
CELEBRAÇÕES
Pela manhã os momentos de orações e missas na capela ocorreram entre as 5h às 10h. À tarde será nos horários das 17h e 18h.
Vendedores ambulantes
E como a data também movimenta a economia, na área externa estavam os vendedores ambulantes com diversas opções para as homenagens do Dia de Finados. A autônoma, Rosinete de Sousa, vende flores no cemitério Nossa Senhora da Conceição há 30 anos e sempre aproveita essa época para garantir uma renda extra.
“Estava desempregada e comecei a vender flores aqui por necessidade. Eu olhava como eram as flores que ficavam no túmulo, fui tentando e aprendi a fazer sozinha. Hoje, eu tenho curso de florista e faço os vasinhos para as pessoas colocarem nos túmulos. Criei os meus filhos vendendo as flores que aprendi observando o cemitério”, relatou.
Trânsito seguro
Para garantir a trafegabilidade dos veículos de forma tranquila nas proximidades do Cemitério, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito iniciou a operação “Dia de Finados”. Intervenções provisórias foram feitas em trechos das ruas e avenidas que dão acesso ao local para evitar transtornos aos usuários.
Vale lembrar, que a entrada de veículos particulares e vendedores ambulantes no cemitério não é permitida pela administração, apenas carros fúnebres têm livre acesso para sepultamentos.
…
SEMCO PMBV
Por Jaqueline Pontes