Um deputado que é até aliado, mas, como médico, deputado Dr. Claudio Cirurgião não se deixa calar, e pede medidas para modernizar aparelhos do Centro de Radioterapia de Roraima…Conforme parlamentar, unidade vai receber aparelhos ultrapassados em dez anos, indo na contramão dos demais centros do país
Nesta terça-feira (17), da Tribuna, o deputado Dr. Claudio Cirurgião solicitou que os parlamentares da Casa criem leis para aumentar o orçamento da Saúde, pensando na modernização de aparelhos do Centro de Radioterapia do Estado.
Isto ocorre porque Dr. Claudio descobre que o hospital que não sai ds obras, nunca fica pronto, que já consumiu milhões de reais, neste governo do governdor cassado, que tal unidade hospitalar, sem data para ser inaugurada, vai receber equipamento ultrapassado em dez anos.
Este alerta do deputado aliado vem para flar dos riscos que os pacientes correm ao serem tratados por itens antigos.
“As obras do centro foram retomadas em julho de 2024 com previsão de entrega no início de 2025. […] Como deputado, médico e presidente da Comissão de Saúde, estamos acompanhando o andamento dessa obra e, em alguns estudos que fizemos, detectamos um equívoco que pode ser corrigido se nós unirmos forças para incentivar o governo do Estado, junto à Secretaria de Saúde, para que possamos ter um benefício muito importante”, iniciou.
Dr. Cirurgião detalhou que o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (PER/SUS) foi contratado antes de 2015 e que, por isso, o equipamento que será entregue em Roraima tem uma década de tecnologia atrasada.
Segundo ele, o Ministério da Saúde não tem como modificar, e entregar um aparelho moderno, pois o orçamento do ministério é para renovar os aparelhos anteriores, por erros da Saúde do Estado, que mostram a incompetência da atual gestão.
Agora, outros estados serão beneficiados de forma moderna, mas, Roraima estará na contramão do avanço.
O parlamentar também apresentou um parecer técnico de uma especialista em radioterapia que mostra os diversos benefícios que um aparelho moderno pode trazer para os pacientes de Roraima.
“Demora cerca de 30 sessões para fazer o tratamento de câncer de mama, por exemplo. O câncer de próstata também tem um tratamento prolongado. E com um novo equipamento é possível reduzir até a metade o período do procedimento, bem como causar menos agressões aos pacientes, pois a radioterapia utiliza radiação ionizante para destruir as células tumorais, mas ao mesmo tempo também destrói células boas”, explicou sobre os efeitos colaterais das sessões.
Ele justificou que a Casa tem a oportunidade de incluir na discussão da Lei Orçamentária de 2025 a atualização dos aparelhos de radioterapia.
“Se depender do Ministério da Saúde, nós só teremos uma renovação do aparelho só daqui a uma década. E aí, ao invés de ter uma década de atraso em tecnologia de tratamento, nós teremos duas décadas de atraso. Então, o meu pedido aqui, independentemente da comissão da qual os deputados façam parte, para que, no ato da discussão da Lei Orçamentária Anual, nós possamos lembrar de que nós precisamos fazer uma nova lei, fazer um incremento na área da saúde, no orçamento da saúde”, acrescentou.
Ele também frisou que é possível resolver a situação com celeridade e deu como exemplo o caso semelhante que aconteceu no estado da Paraíba.
…
Com Bruna Cássia
SupCom ALE-RR