Twitter

Aos JARAQUIS - AM… Talvez por ser jovem e ainda que esteja em bom mandato Saullo Vianna precisa lembrar q credibilidade se faz com coerência e respeito, especialmente ao eleitor, a todo amazonense q ele representa; ao apresentar pedido de expulsão de Wilson Lima ele se antecipa aos fatos onde em nada comprovam para tal ato do UB contra o governador.
AOS DAMORIDAS - RR..Prefeitura de Boa Vista marca para estaq iunta, 3, solenidade de posse de 30 novos Guardas Civis Municipais, aprovados no concurso de 2023. Haverá ainda a possa de 1 Auditor de Controle Interno de Obras Públicas, do concurso de 2019. A cerimônia ocorre às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). 
AgN ELEIÇÃO ...Os números são grandiosos, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que são 463 mil pessoas c/ registros de candidaturas, em todo Brasil. São 15.573 candidatos disputando as prefeituras e 431 mil buscam ocupar uma das 58 mil cadeiras das câmaras municipais.
Ao Jaraquis… A ida de Bolsonaro a Manaus em apoio a Alberto Neto é o abraço de dois afogados! Capitão erra, menospreza o amigo e fiel Cel. Menezes; fortalece o racha dentro da Direita; e José Dirceu ri e agradece de camarote!
AgN VERDE OLIVA - A saída do Gen. Ubiratan Poty, do comando do Calha Norte, do Min. da Defesa, após acusação de possível assédio contra servidora, é algo muito nebuloso, onde fontes garantem q Poty tem caráter ilibado, e restrita ética neste mais de 5 anos q esteve à frente deste exitoso programa de Governo.  Em seu lugar assumiu José Tarcídio Pacífico Jr.
AOS DAMORIDS - RR...Os pescadores artesanais de Rorainópolis recebem recursos para a criação de um porto na vicinal 04. Isto atenderá demanda da região, fortalecendo a pesca c/ melhor embarque e desembarque dos barcos de pesca. Isto vem de emenda do dep.fed. Zé Haroldo
1200X200
IMG_1582
radio agn play
1200X200
Créfito/imagens:
II OFICINA DE MOBILIZAÇÃO PARA CANDIDATURAS DOS TEATROS AMAZÔNICOS
Em 23 de agosto de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Belém (PA) recebe oficina de mobilização para candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial

Evento será realizado de 26 a 28 de agosto, no Theatro da Paz

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a II Oficina de Mobilização para preparação da candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial. O bem cultural seriado é composto pelo Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e pelo Theatro da Paz, em Belém (PA). A programação será realizada de 26 a 28 de agosto, no Theatro da Paz, em Belém (PA).

A cerimônia de abertura do evento é aberta ao público e terá início às 9h30, com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass; e do secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz; dentre outras autoridades.

Este é mais um passo para que os Teatros da Amazônia possam ser reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no âmbito da Convenção para a proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, também conhecida como Convenção da Unesco de 1972.

Os dois teatros constam na lista indicativa brasileira de bens com potencial para serem reconhecidos como Patrimônio Mundial, etapa prévia de planejamento e preparação para as candidaturas. Cabe ao Iphan coordenar o processo de elaboração do Dossiê de candidatura e apresentá-la ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.

Durante a oficina serão debatidos temas como os princípios e procedimentos para o reconhecimento internacional, a contextualização histórica e valores culturais relacionados aos teatros candidatos ao título mundial. A programação também inclui visita técnica ao Theatro do Paz e à sua área de entorno e apresentação de ópera, como parte da programação cultural.

Sobre os teatros 

Construídos no século XIX, como um projeto de urbanização e modernização da região Amazônica, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz foram os primeiros teatros brasileiros com estrutura arquitetônica preparada para ópera. Representam o apogeu econômico e simbolizam a ocupação e transformação da região durante o ciclo da borracha. Ambos são tombados pelo Iphan desde a década de 1990.

Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco, para que um bem cultural seja reconhecido como Patrimônio Mundial, este precisa justificar os valores que sejam de importância para a humanidade, além de demonstrar a importância local, regional e nacional.  

A candidatura dos Teatros da Amazônia visa fortalecer o papel desses bens para a democratização da cultura e a apropriação pela sociedade civil.

Serviço 

II Oficina de Mobilização para candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial

Data: 26 a 28 de agosto

Cerimônia de abertura (aberta ao público): 9h30

Local: Theatro da Paz, em Belém (PA)

Endereço: Avenida da Paz, Praça da República, S/N – Campina, Belém (PA)

Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan

[email protected]

www.iphan.gov.br

www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

www.youtube.com/IphanGovBr

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe