Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
INCENTIVANDO OS CUIDADOS COM DIABÉTICOS
Redação AgN
Em 27 de novembro de 2023
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

O Programa Pé Diabético tem crescido e sido sucesso nestes últimos seis meses quando já soma mais de 14,5 mil atendimentos.

Este programa da Segeam trata lesões em membros inferiores e mantém equipe multidisciplinar para acompanhamento integral de pacientes.

Pé Diabético é oferecido em policlínicas vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), o programa conta com Ambulatórios de Lesões e de Egressos para atender os pacientes e oferece atenção multidisciplinar.

 

A presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, destaca que o trabalho realizado nos ambulatórios tem contribuído para reduzir hospitalizações e amputações realizadas em casos em que há o agravamento de lesões em pacientes com Diabetes.

O objetivo do programa Pé Diabético é reduzir hospitalizações oferecendo assistência especializada. As lesões em pacientes com Diabetes, se não tratadas adequadamente e sem o acompanhamento especializado, podem resultar na necessidade de internação e, em casos mais graves, em amputações. Nossa equipe multidisciplinar tem buscado prevenir complicações graves e levar mais qualidade de vida aos pacientes com Diabetes atendidos no programa”, ressalta Karina Barros.

Ambulatório de Lesões e de Egressos

No primeiro semestre de 2023, foram realizados 11.686 atendimentos nos Ambulatórios de Lesões do programa nas policlínicas. Os pacientes atendidos nesses ambulatórios passam por avaliação clínica e recebem um plano de cuidado terapêutico especializado para tratamento de lesões agudas e crônicas.

Após o controle e cura da lesão, os pacientes podem receber acompanhamento para reduzir as chances de recidiva (retorno das lesões tratadas) no Ambulatório de Egressos, que realizou 2.904 atendimentos nos primeiros seis meses de 2023.

No Ambulatório de Egressos os profissionais da Segeam desenvolvem estratégias de educação permanente, motivação e empoderamento para o autocuidado junto aos pacientes atendidos. E conta com profissionais de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Angiologista, Enfermagem e Estomaterapia. Como resultado desse trabalho, menos de 1% dos pacientes atendidos no Ambulatório de Egressos tem apresentado recidivas.

*Autocuidado

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há sete comportamentos de autocuidado essenciais para o controle do Diabetes e devem ser observados por pacientes com a doença. A prevenção e controle estão entre os principais focos a campanha Novembro Diabetes Azul, que é realizada pela SBD como parte do movimento mundial para conscientizar sobre o Diabetes.


Definidos pela Associação Americana de Educadores em Diabetes, os cuidados envolvem: comer de forma saudável, evitando alimentos ultraprocessados; praticar atividade física, que ajuda no controle metabólico da doença ao aumentar a captação de glicose e reduzir a resistência à insulina; vigiar as taxas de glicemia para prevenir complicações crônicas; e tomar os medicamentos conforme a prescrição médica, conservando-os de forma adequada.

Completam os sete autocuidados: resolver problemas, pensando e agindo na prevenção, como no tratamento adequado da hiperglicemia ou hipoglicemia; reduzir riscos a partir da mudança do estilo de vida, mantendo a rotina de realização de exames e avaliações clínicas e emocionais; e adaptar-se saudavelmente, controlando o Diabetes em situações especiais como viagens, festas e doenças intercorrentes, priorizando a saúde física e mental.

Ascom Segeam

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe