…Mais do que nunca uma data que devemos, jornalistas, e imprensa em geral, refletir o papel de cada um…
Para que não passasse em branco a data do último, 7 de abril, quando celebra o Dia do Jornalista, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu uma sessão solene, nesta sexta, 26, em homenagem aos jornalistas amazonenses, onde se destacou a importância do trabalho jornalístico para a sociedade.
Durante a sessão, o vereador professor Samuel, autor da propositura, destacou o jornalismo como um pilar da democracia e da informação, citando Christiane Amanpour:
“O jornalismo não é apenas um trabalho, é uma missão. É a busca incansável pela verdade em um mundo muitas vezes obscurecido pela desinformação”.
O vereador enfatizou ainda o compromisso dos jornalistas em informar, esclarecer e, por vezes, educar e entreter o público, contribuindo para uma sociedade mais consciente e participativa.
O secretário adjunto de imprensa do Governo do Estado do Amazonas, Jhemisson Marinho, ressaltou a importância deste momento.
“Não há como falar de jornalismo sem falar da importância para a democracia, pois sem jornalistas, sabemos que muito dificilmente as informações chegariam aonde chegam. Porém hoje vivemos um momento de desafio para todos nós, com o uso de Inteligência Artificial pulverizado nos meios de comunicação, no discernimento do que é verdade ou não e na luta pelos postos de trabalho”, completou Jheimisson ao falar sobre o uso de inteligência artificial no meio da comunicação.
Em seu discurso, o presidente da Tv Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, também parabenizou o autor da sessão solene pelo ato e enfatizou a importância para os jornalistas da cidade de Manaus e o crescimento de profissionais na atuação da área.
O secretário municipal de comunicação parabenizou o propositor da solene e destacou.
“O jornalista é aquele que vai buscar as informações e levar onde precisa chegar, não é fácil ser portador da história e fazer isso de forma isenta. Quando todos os fatos e sentimentos chegam primeiro a vocês, recebendo assim o primeiro impacto e assim transformando esses fatos em notícia”, destacou Jack Serafim.
O diretor de comunicação da Câmara Municipal de Manaus, Mário Marinho, enfatizou a prioridade de levar o parlamento para mais próximo da população através das reformulações da Casa Legislativa.
“Temos a liberdade de promover uma grade transparente e coerente e assim estamos seguindo”, destacou Mário.
Ao encerrar seu pronunciamento, o vereador Professor Samuel expressou sua satisfação em promover a sessão solene em homenagem aos jornalistas e reconhecer o trabalho desses profissionais. Ele enfatizou a importância de valorizar e apoiar o jornalismo em todas as suas formas, reconhecendo sua importância vital para a construção de um mundo mais informado, pois como educador ele afirmou que a informação destrói barreiras.
Esporte
O vereador é autor da lei que instituiu o Dia do Jornalista Esportivo em Manaus, data esta que fomenta o esporte e a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas a contar histórias e emocionar através das transmissões esportivas.
Ainda compuseram a Mesa da sessão solene, a chefe de reportagem da TV Norte, Sheyévena Nascimento; o editor-chefe do Jornal do Comércio, Fred Novaes; a subgerente de comunicação do Detran-AM, Marinalva Oliveira Marinho; o secretário adjunto de imprensa do Governo do Amazonas, Jhemisson Marinho o presidente da Tv Encontro das Águas, Oswaldo Lopes; Jack Serafim, secretário municipal de comunicação e Mário Marinho, diretor de comunicação da Câmara Municipal de Manaus.
Foto: rawpixel.com | Freepik / Portal EdiCase
DA REDAÇÃO AgN
Destacando que hoje em dia mais do que nunca é preciso que se tenha o resgate da real missão jornalística que é levar os fatos para sociedade, e não criá-los, a data mais que celebrar deve ser a de reflexão pelo comércio que a comunicação via imprensa se tornou, quando os parâmetros de ética e credibilidade se tornaram joguetes, nada mais que mera mercadorias sem o devido valor.
Já foi dito que a imprensa não é um mero mercadinho de venda de jornalismo de forma sortida…
Infelizmente uma torpe ação toma conta de grande redações de jornais nacionais, especialmente, onde até a fake news têm se servido para levar, não a informação, mas, sim, o serviçal informativo que se está sendo pago.
Mais.
Vivemos uma era em que o país continua dividido, ainda sofrendo as dores de um rompimento de silêncio por uma parte da sociedade, que não quer mais calar, e quer se apenas respeitada, diante dito cresce a informação de mão em mão, celulares tomando conta e transformando o jornalismo, a comunicação.
Mas, ainda hoje vemos uma imprensa mais do que nunca partidarizada, e isto vai de encontro ao que se prega de jornalismo sério, integro, e comprometido com a verdade dos fatos, substituído pela notícia dos fatos alheios pagos.
Mas, que se continue a luta por acima de tudo uma imprensa livre e jornalistas livres de poderem se expressar, seja factual ou intelectualmente.
- Marlen Lima – Editor AgNORTE
…
Com Paula Christina
– Assessoria de Comunicação do vereador