Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
JOVENS APRENDENDO A PRODUZIR E COMERCIALIZAR
Redação AgN
Em 15 de abril de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Projeto Crescer ensinando a dar mais oportunidades aos jovens, que aprendem a produzir e comercializar geleias artesanais em Oficina de Panificação e Culinária. Hoje, são 337 integrantes, divididos entre nove oficinas profissionalizantes

São as oficinas profissionalizantes que faz crescer nos jovens do Projeto Crescer o maior conhecimento quando este incentivo da Prefeitura de Boa Vista bem na direção em 13 anos tem podido ajudar a desenvolver habilidades empreendedoras.

Os integrantes da Oficina de Panificação e Culinária forma mais uma turma, e os alunos participaram de aula teórica e prática, que aprenderam como produzir e comercializar geleias artesanais.

A novidade animou os participantes, que já têm planos de replicar a receita em casa.

O mercado empreendedor para os jovens é amplo.

Durante as atividades do Crescer, os participantes podem aprender sobre diversos tipos de produtos, desde marcenaria e moda até culinária.

Dentre os 337 integrantes do projeto, 28 fazem parte da Oficina de Panificação e Culinária.

Leticia Karolina, de 19 anos, é uma delas. A jovem vende pirulitos de chocolate para garantir uma renda extra.

Vejo uma oportunidade de melhorar meus conhecimentos com essas atividades. Eu nunca tinha feito geleia artesanal e me surpreendi com os ingredientes, pois são fáceis de conseguir. Só preciso da fruta para o sabor, açúcar e limão. Com certeza, vou fazer em casa. E se der certo e eu gostar, vou comercializar para ter mais uma renda extra”, contou a integrante, que entrou no projeto em 2023.

Aprendendo com “veteranos”

A aula foi ministrada pelo empreendedor local Pedro Souza, de 51 anos, que partilhou com os jovens sua trajetória de sucesso.

“Comecei a trabalhar com geleias em 2020, na pandemia. Vi no Crescer uma forma de compartilhar os meus conhecimentos e incentivar os jovens nessa área que tanto gosto. É até terapêutico para mim. Depois da aula, eles vão poder vender ou apenas fazer em casa mesmo. Afinal, é rápido e fica muito gostoso”, afirmou.

O retorno positivo das produções é prioridade.

O Crescer recebe pessoas em vulnerabilidade social e o incentivo à criatividade no empreendedorismo é uma forma de “unir o útil ao agradável”.

Todo aprendizado é bem-vindo.

“Eles nunca tinham feito geleia e a curiosidade é grande. Estão conhecendo algo que pode agradar o consumidor e gerar lucro para eles”, disse a gerente da Oficina de Panificação, Clélia Ximendes.

SOLTANDO A CRIATIVIDADE

Kerolayne Fernandes tem 19 anos e está no Crescer há 7 meses.

A Oficina de Panificação e Culinária foi a primeira opção da jovem, que está cada dia mais animada com as receitas.

Aprendo muita coisa no projeto. Desde trabalhar, até conviver com outras pessoas. Vou tentar fazer essa receita em casa com jambo. Temos uma árvore e muitas vezes as frutas acabam estragando”, frisou.

Ingredientes para duas geleias de abacaxi

Limão-taiti (5 unidades);

2 abacaxis;

2kg de açúcar.

Obs: A quantidade de açúcar depende do peso da fruta após cortada.

Modo de preparo

Cortar os abacaxis em pedaços pequenos, levar ao liquidificador e bater no modo “pulsar”;

Após pesar a quantidade de frutas e colocar na panela, adicionar a mesma quantidade de açúcar;

Colocar a fruta ao fogo e acrescentar o suco de 2 limões;

Mexer devagar e acrescentar o açúcar.

Obs: É importante não parar de mexer até a consistência da geleia, para não queimar.

CRESCER

Criado em 2001, o projeto tem 337 integrantes e a proposta é inserir os integrantes, de 15 a 21 anos, no mercado de trabalho. Todos recebem uma bolsa no valor de R$230.

São 9 oficinas: ConvivênciaEsporteCultura e LazerInclusão DigitalPanificação e CulináriaProdutos Serigráficos e PersonalizadosCorteCostura e ArtesanatoEducação Ambiental e CompostagemSinalização e Educação para o Trânsito Artefatos de Madeira e MDF.

_

Semcom PMBV

Por Bruna Norales

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe