Integrantes do Crescer recebem serviços gratuitos de saúde para melhor qualidade de vida
Foram disponibilizados serviços como teste rápidos, vacinação e consultas médicas diversas
Equipes da UBS Lupércio Lima, em parceria com o Projeto Crescer da Prefeitura de Boa Vista, visitou a sede do programa nesta sexta-feira, 12, para oferecer aos integrantes serviços de saúde como testes rápidos, vacinação e consultas médicas. A ação tem o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância de manterem um estilo saudável como garantia de bem-estar e qualidade de vida.
Segundo a superintendente de Proteção Social, Cirlene Guerra, essas ações são recorrentes na sede do Crescer, pois o projeto facilita o acesso dos integrantes à saúde.
“Nem sempre eles têm tempo para ir a uma unidade básica de saúde. Logo, agregamos essas ações ao projeto para facilitar a vida deles e, com isso, viabilizamos uma melhoria em sua qualidade de vida”, destacou.
Luana Libório, 19 anos, está há 5 meses no Crescer.
A jovem aproveitou a ação para passar por uma consulta médica.
“Estou me queixando de algumas dores e essa ação veio a calhar, pois facilitou muito para mim, principalmente em relação à espera. Não precisei pegar fila nem nada. O Crescer vem mudando minha vida. É gratificante estar aqui”, declarou.
O integrante Cauã Alexandre, 16 anos, participa do projeto há um ano. Ele mencionou que desde que entrou sempre tenta aproveitar as oportunidades que o projeto oferece. “Ter a ação de saúde facilita para nós. É mais rápido e mais prático. O Crescer mudou minha vida, me proporcionou independência, novas amizades e melhor qualidade de vida”, disse.
Prevenção às ISTs
Testes rápidos de imunocromatografia são disponibilizados em todas as unidades básicas de saúde em Boa Vista. É um processo rápido e prático. O exame é feito com uma amostra de sangue com um resultado garantido após 30 minutos.
Caso o paciente teste positivo para infecções, o tratamento é prescrito pelo profissional de saúde. O município conta com a disponibilização dos medicamentos para Sífilis em todas as UBSs. Pessoas com HIV podem retirar os antirretrovirais em 18 unidades da capital.
…
Semcom PMBV
Por Laura Silvestre