Última etapa de implantação de LEDs em comunidades indígenas. Das 17 comunidades atendidas pela Prefeitura de Boa Vista, 13 já contam os benefícios de uma iluminação moderna
Boa Vista vem modernizando sua iluminação, há anos, chegando a todos os bairos, e claro, também levando este programa à área urbana. Assim, a Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta semana, a última etapa do cronograma estabelecido para a área rural.
Das 17 comunidades atendidas pelo município, 13 já estão com as novas luminárias em pleno funcionamento.
Agora são contempladas as comunidades Serra da Moça, Serra do Truaru, Morcego e Truaru da Cabeceira.
A nova estrutura é implantada com recursos próprios do município. São mais de 900 lâmpadas que vão garantir uma iluminação mais eficiente para quem vive no campo.
De acordo com o segundo tuxaua da Serra da Moça, Lailton Silva, as melhorias na iluminação refletem diretamente na segurança da comunidade.
“Hoje as crianças têm mais liberdade para brincar no campo de futebol à noite. Os moradores podem visitar seus vizinhos e ir à igreja, pois os LEDS nos trouxeram essa segurança” disse.
Entre os locais já beneficiados com a substituição das luminárias convencionais (a vapor de sódio) pelas de LED, estão as comunidades:
Darôra, Vista Nova, Vista Alegre, Lago Grande, Bom Jesus, Reino de Deus, Milho, Aakan, Campo Alegre, São Marcos, Três Irmãos, Mauixe e Ilha, além das vilas Passarão e Passarãozinho.
O planejamento da Secretaria de Serviços Públicos previa a conclusão do cronograma na área rural até o final de março de 2024, mas conforme Cláudio Galvão, titular da pasta, as equipes conseguiram executar o serviço com rapidez e devem concluir até o final da primeira quinzena do mês.
“Nos planejamos para atender primeiro as comunidades mais distantes. Também ampliamos o sistema de iluminação onde já havíamos substituído as luminárias e conseguimos atender ainda outras duas vilas antes do tempo previsto, reafirmando o compromisso do Prefeito Arthur de levar melhorias também para a área rural”.
_
Semcom PMBV
Por Suyla Natanna