Nesta semana, mais um passo para proporcionar conforto e resgate da autoestima por meio de um espaço preparado para receber as mulheres que estão com câncer, em tratamento, ganham da Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um espaço permanente de acolhimento na sede da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), em que há a exibição de perucas e lenços dispostos em manequins.
Logo na recepção da Liga, as visitantes se deparam com a exposição das madeixas e lenços, o que busca, de forma imediata, a identificação e a possibilidade de utilização das perucas. Neste primeiro momento, foram entregues 13 perucas para qualquer mulher que necessite e procure a sede da LRCC.
Os cabelos postiços foram confeccionados a partir do projeto “Mechas da Esperança” da SEM/ALE-RR, que, somente durante a campanha Outubro Rosa, produziu mais de 50 perucas. Para a diretora da secretaria da Casa Legislativa, Glauci Gembro, essa ação é mais uma forma de descentralizar as doações.
“Criamos este cantinho especial aqui na Liga para expor as perucas. Assim, as mulheres que visitam a LRCC já podem vê-las e escolher uma para levar, ajudando a passar por esse processo com mais confiança e autoestima. Lembrando que as perucas também podem ser adquiridas gratuitamente na sede da Secretaria Especial da Mulher”, ressaltou Glauci.
A vice-presidente da LRCC, Erineuda Souza, ressaltou como o espaço vai oferecer um atendimento mais humanizado às pacientes, além de proporcionar, em um único local, o atendimento de diversas demandas dessas mulheres.
“Nosso público precisa muito. As mulheres em quimioterapia, que perdem o cabelo, vêm buscar as perucas, que estão aqui lindas e disponíveis. Graças às doações anuais do Chame [Centro Humanitário de Apoio à Mulher], conseguimos atender todas que precisam. Antes emprestamos as perucas por termos poucas, mas agora elas podem levar e ficar com elas, caso queiram”, informou Erineuda.
Para conseguir uma das perucas, basta procurar a sede da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, que fica na Avenida Ville Roy, 4706 – Aparecida, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Doações
O “Mechas da Esperança” é um projeto permanente da SEM/ALE-RR em que qualquer pessoa pode doar os fios nos pontos de coleta da Assembleia Legislativa e na Secretaria Especial da Mulher em Boa Vista, localizada na Avenida Santos Dumont, número 1.470, bairro Aparecida.
No sul do Estado, as doações podem ser feitas no Núcleo da Secretaria Especial da Mulher em Rorainópolis, localizado na Avenida Doutora Yandara, número 3.058, bairro Centro.
As pessoas interessadas ainda podem entrar em contato com o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 e solicitar o corte, que é agendado pelo Chame.
Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir
O Chame acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, contando com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.
O Centro Reflexivo Reconstruir oferece esses mesmos serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica. O programa promove encontros para tratar temas como depressão, estresse e agressividade, consumo de álcool e drogas, valores familiares e a Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).
Ambos os programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Os moradores de Rorainópolis e região podem buscar apoio no Núcleo da SEM, localizado na Avenida Dra. Yandara, nº 3058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
…
Texto: Anderson Caldas
SupCom ALE-RR