Twitter

AOS DAMORIDAS - RR..Prefeitura de Boa Vista marca para estaq iunta, 3, solenidade de posse de 30 novos Guardas Civis Municipais, aprovados no concurso de 2023. Haverá ainda a possa de 1 Auditor de Controle Interno de Obras Públicas, do concurso de 2019. A cerimônia ocorre às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). 
AgN ELEIÇÃO ...Os números são grandiosos, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que são 463 mil pessoas c/ registros de candidaturas, em todo Brasil. São 15.573 candidatos disputando as prefeituras e 431 mil buscam ocupar uma das 58 mil cadeiras das câmaras municipais.
Ao Jaraquis… A ida de Bolsonaro a Manaus em apoio a Alberto Neto é o abraço de dois afogados! Capitão erra, menospreza o amigo e fiel Cel. Menezes; fortalece o racha dentro da Direita; e José Dirceu ri e agradece de camarote!
AgN VERDE OLIVA - A saída do Gen. Ubiratan Poty, do comando do Calha Norte, do Min. da Defesa, após acusação de possível assédio contra servidora, é algo muito nebuloso, onde fontes garantem q Poty tem caráter ilibado, e restrita ética neste mais de 5 anos q esteve à frente deste exitoso programa de Governo.  Em seu lugar assumiu José Tarcídio Pacífico Jr.
AOS DAMORIDS - RR...Os pescadores artesanais de Rorainópolis recebem recursos para a criação de um porto na vicinal 04. Isto atenderá demanda da região, fortalecendo a pesca c/ melhor embarque e desembarque dos barcos de pesca. Isto vem de emenda do dep.fed. Zé Haroldo
AOS DAMORIDAS - RR..Mercado São Francisco e Terminal Luiz Canuto Chaves passarão por desinsetização neste final de semana...Espaços públicos estarão fechados para receber os serviços entre os dias 28 e 29 de setembro
1200X200
IMG_1582
IMG_1582
play
Créfito/imagens:
MAIS DIGNIDADE NA MENSTRUAÇÃO DAS INDÍGENAS
Em 30 de julho de 2024
IMG_1581
play
play
radio agn play

Compartilhe

‘Filhas Amaro’ busca trazer dignidade menstrual para mulheres indígenas…Isto possível através da produção de absorventes de pano…Em meio à exuberante paisagem amazônica, uma iniciativa está transformando a vida das mulheres indígenas da comunidade Assunção do Içana – Alto Rio Negro, Amazonas

O coletivo Amaronai, cujo nome significa “filhas de Amaro” – em homenagem à primeira mulher Baniwa, uma xamã que originou esta etnia -, busca trazer dignidade menstrual através da produção de absorventes de pano.

Origem e Propósito

Fundado em 2019, o coletivo surgiu de um encontro entre mulheres indígenas e não indígenas, durante o qual as participantes Baniwa foram apresentadas aos absorventes de pano. Encantadas com a novidade, as mulheres começaram a desenvolver estratégias para garantir o acesso universal a essa tecnologia sustentável. Amaronai promove soluções menstruais ecológicas que, além de melhorar a higiene menstrual das mulheres indígenas, contribuem para a preservação ambiental e a geração de renda.

Francy Baniwa, líder do coletivo Amaronai, destaca a importância da iniciativa: “Trouxemos nosso conhecimento ancestral aliado à tecnologia do tecido. A mulher se sente segura, além de proteger o próprio corpo. O impacto é enorme, teremos menos lixo, menos exposição espiritual e mais proteção do corpo feminino.”

Apoio e Sustentabilidade

O projeto conta com um programa de doações, através do qual qualquer pessoa pode contribuir financeiramente para a produção e distribuição dos absorventes. As doações podem ser realizadas diretamente no site oficial do coletivo Amaronai (https://amaronai.org/). Este modelo de financiamento colaborativo assegura que mulheres que não têm condições de pagar pelos absorventes possam recebê-los gratuitamente.

Capacitação e Produção

A produção dos absorventes de pano é fruto de uma capacitação realizada em parceria com a Korui, empresa especializada em soluções menstruais sustentáveis. Costureiras do Alto Rio Negro foram treinadas para confeccionar os absorventes, promovendo a autonomia e geração de renda para as mulheres da região.

Mitos e Cultura

A importância da menstruação na cultura Baniwa é ressaltada através de seus mitos e tradições. Segundo a cosmologia Baniwa, a história conta que Amaro, (a primeira mulher do povo, que era uma mulher xamã), viveu no período em que elas eram donas dos animais sagrados – ou seja, eram as xamãs de suas comunidades. Naquela época, as mulheres tinham vagina, mas não menstruavam.

A forma que o demiurgo Nãpirikoli encontrou de roubar o conhecimento que pertencia a elas, foi as fazendo sangrar, jogando uma fruta de Caruru nessas mulheres. Assim, o segredo delas passou a estar contido na menstruação.

Francy Baniwa, uma das líderes do projeto, explica: “Caruru nasce na natureza por si só, ela não é cultivada, mas é nativa. Comemos as folhas, mas as frutas são venenosas. Quando a fruta é amassada, ela sangra. O líquido dela é sangue puro. O mito diz que a única forma de paralisar Amaro e outras mulheres foi trazendo a menstruação pelo Caruru. Por isso, é tão importante para as indígenas terem controle sobre o destino do seu sangue menstrual”.

O coletivo Amaronai, com seu compromisso com a dignidade menstrual, sustentabilidade e valorização da cultura indígena, continua a inspirar mudanças significativas na vida das mulheres do Alto Rio Negro.

Para mais informações e para apoiar a iniciativa, visite o site oficial: https://amaronai.org/.

 

Nas redes sociais –

https://www.instagram.com/_amaronai/

https://korui.com.br/

 

 

Por Flávia Tenório l Lenice Rubio l Karollayne Dias

LEAD Comunicação – Rio de Janeiro | Brasil


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe