Twitter

AgN DAMORIDAS - RR… De fato nosso estado é para sofrer quando se tem um nível de políticos da claque de Mecia$, que se arvora crítico de seus colegas deputados federais, pq cinco pelo menos declaram q são pela CASSAÇÃO de Denarium. E dois deputados mostram força e caráter - Albuquerque é jovem Gabriel Mota, q são Republicanos, partido de Mecia$. E aí senador?!?
AOS DAMORIDAS - RRR... Prefeitura de Boa Vista convida para o “Dia D” de Combate à Dengue que ocorrerá nesta terça-feira, 19, no bairro Senador Hélio Campos, no horário das 8h às 14h. A ação faz parte da estratégia da Vigilância em Saúde que atua nos bairros que deram alto e médio risco para transmissão de dengue, segundo o 4º LIRAa de 2024. O mutirão contará com 80 agentes de Combate às Endemias (ACEs).
AgN - BOMBA e o q cirula nas redes sociais são imagens, toscas, sim, e ainda muito s/ foco, mas, cheia de suspeições sobre a morte do homem bomba na Praça dos Três Poderes, em frente o STTF, em Brasília, quando este homem teria se explodido, mas, cresce na internet em se dizer, que ele foi abatido por um tiro.
AgN VERGONHA PETISTA ... O PT tem toda uma história, que este Governo poderia trabalhar para q Ñ se construísse mais escândalos, mas...O PT tem errado, e pecado por atos vexatórios, como mais este de Janja, no G20, q expõe Ñ só a vergonha, q a primeira-dama faz passar todo Brasil, numa postura reles, sem respeito ao povo q representa, usando de palavrões, termos q Ñ condiz com seu papel de mulher pública, e do cargo q vive. Poh! Lula, q manda afinal?!
AgN VERGONHA... A primeira-dama, esposa de Lula da Silva, Janja acabou criando uma situação vexatória para o Brasil, quando em evento do G20, ela usou de palavrão em inglês direiocionado ao dono do X, Elon Musk, e isto tem reverberado pelas redes sociais. Janja, sim, agrada a seu público, mas, peca contra todo o povo brasileiro. Não é papel e nem postura de primeira-dama do País.
AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
MAIS SEGURANÇA NA SAÚDE DO BOAVISTENSE
Em 10 de maio de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Guarda Civil Municipal recebe palestra para fortalecer ação preventiva no município

Instruídos sobre a doença, os agentes podem identificar locais de risco durante atuação nos bairros e orientar a população sobre os cuidados

Promover saúde e bem-estar para a população é um dos principais compromissos da Prefeitura de Boa Vista. E se saúde vem em primeiro lugar, que venha com segurança. Na manhã desta quinta-feira, 9, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) receberam uma palestra sobre a situação da malária no município, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Com base nos dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária), o município de Boa Vista registrou uma queda de mais de 50% no número de casos do primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Apesar da redução, o supervisor geral da malária, Creomar Oliveira, reforçou que a prevenção é constante.

A partir da capacitação sobre formas de contágio, sintomas e modos de prevenir a doença, o intuito é que os agentes possam identificar locais de risco e orientar a população durante atuação nos bairros. “Como a GCM está em contato com a população diariamente, ter esse conhecimento é uma forma de fortalecer as ações de prevenção que desenvolvemos no decorrer do ano”, explicou.

Na avaliação da Comandante Mangabeira, ter o conhecimento de causa da endemia também é uma forma de os agentes garantirem a segurança da população. “Os GCM não fazem só patrulhamento em viatura, eles estão diretamente perto dos munícipes. Agora eles podem repassar às pessoas os cuidados que devem ter, como forma de orientação”, falou.

O coordenador reforçou que a população pode ser uma grande aliada na prevenção contra a doença. A principal forma é evitar estar em locais próximos a igarapés ou beira de rio durante o final da tarde e o início da noite. Caso seja necessário estar nesses locais, é importante utilizar calças e camisas de manga longa, além do uso imprescindível do repelente e mosquiteiro.

FIQUE ATENTO!

Os principais sintomas da malária são: febre alta, dor de cabeça, calafrio, falta de apetite e fraqueza. Há casos em que o paciente também pode ter vômito e diarréia. Em Boa Vista, todas as unidades básicas de saúde (UBS) estão aptas a realizar o diagnóstico e o tratamento aos pacientes. Ao sentir qualquer um dos sintomas, procure a unidade mais próxima da sua casa.

MALÁRIA NÃO É DENGUE

Enquanto os casos de dengue, zika e chikungunya sofrem um aumento durante o período chuvoso, a malária começa a ter incidência em meados de setembro, após o período de chuvas. Segundo Creomar, a malária está relacionada com o comportamento da população.

“A exposição das pessoas nos locais onde há o vetor é o que causa a incidência de casos. No inverno, a população deixa de ir para o interior ou para um igarapé, o pescador não vai pescar. Já no período seco a população procura balneários e viaja para o interior, por exemplo”, contou.

SEMCOM PMBV

Por Ana Gabriela Gomes

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe