Uma noite de muitos cortes, e uma nova preocupação surge no Governo Wilson Lima quando o principal do comando da Secretaria de Segurança caiu, o secretário de Segurança, general Carlos Mansur foi preso por ação da GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, que esteve à frente da Operação Comboio.
Quem assumiu o lugar de Mansur, já exonerado, foi o coronel da Polícia Militar, Vinícius Almeida, que deixou o Comando Gerl da PM, e em seu lugar assumiu o coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE).
A Polícia Federal e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagraram a Operação Comboio. Segundo os órgãos, a ação busca combater irregularidades na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Na manhã desta terça-feira (29), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências da alta cúpula da pasta. A Operação Comboio ocorreu de forma simultânea em Manaus, e Apuí, no Amazonas; e na cidade de São Paulo.
De Brasília, onde foi para encontro com outros governadores com o reunião sobre a PEC da Reforma Tributária, no Senado, o governador Wilson Lima afirma que aguarda os desdobramentos da operação, e que não compactua com ilegalidades.
NOTA DO GOVERNO WILSON LIMA
O governador Wilson Lima se reuniu, na noite desta terça-feira (29/08), com a cúpula da Segurança Pública do Estado e anunciou o coronel Vinicius Almeida como novo secretário de Segurança. Até esta terça-feira, o coronel respondia como comandante-geral da Polícia Militar.
O governador estava em Brasília, onde participou de sessão que reuniu governadores dos estados e do Distrito Federal para discutir a PEC 45/2019, que trata da reforma tributária e adiantou a volta para o estado.
Durante a reunião, Wilson Lima também anunciou que o coronel Klinger Paiva, que atuava no Comando de Policiamento Especializado (CPE) é o novo comandante da Polícia Militar do Amazonas e confirmou a permanência do coronel Orleilso Muniz à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do coronel Paulo Cesar Gomes, no comando da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e do delegado Bruno Fraga como Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
O governador reforçou aos comandantes do Sistema de Segurança que o foco deve ser mantido e o trabalho de combate à criminalidade sendo realizado na capital e interior.