Do que pôde ser levantado, até o fechamento deste material, é que é existe um pensamento único sobre a posição de intransigência, soberba, e o falseamento por parte do Ministério do Meio Ambiente, especialmente da postura e falas da ministra Marina Silva contra a BR 319, onde isto tem ido muito além de qualquer aceitação, mínima, em respeito ao povo amazonense, e a todo povo amazônida.
Isto porque não é só o Amazonas que fica isolado, sem estrada que ligue ao restante do País, mas, lá em cima, Roraima também se sente prejudicado, ainda mais quando a própria Marina é a favor, e tem agido assim, em aumentar as demarcações de terras, das reservas ambientais no Interior roraimense.
Dos senadores amazonenses, sabemos que Plínio Valério tem sido combativo e altamente crítico pela posição do Governo e bem como de Marina, que na CPI das ONGs, do Senado, teve o disparate de afirmar que não se terá uma BR 319 para “o povo passear”. Ele tem feito um papel que ganha reconhecimento, e tem ganhado também a mídia, ainda que falte mais expansionamento real da grande imprensa na cobertura da CPI das ONGs, no Senado.
Ali, Plínio tem feito os apertos necessários que nos confirma o papel distorcido de muitas ONGs, e o conluio de entes públicos, como se afirmou a própria ministra Marina, que é conselheira de uma ONG, esta que recebe recursos brasileiro e estrangeiro, e usa ao seu ‘bel prazer’, tendo a desculpa de ajudar os amazônidas, os indígenas, mas, é justamente isto que não acontece.
PEDIU A CABEÇA…
Omar Aziz saiu do silêncio, e alertou que não se pode mais aturar os erros e o desrespeito de Marina à frente do Ministério do Meio Ambiente.
“Já deu, presidente!”, disse o senador amazonense que pede, nas entrelinhas, a ‘cabeça’ da ministra ao ‘amigo’ Lula.
Ciente de que é o maior articulador e tem tido primazias neste Governo Federal, Omar foi cauteloso em sua fala no Plenário do Senado, nesta semana, mas, deu bem o recado, que vai ao encontro dos políticos amazonenses e roraimenses.
DEBOCHE, NÃO É DE HOJE…
Ficou claro para o deputado federal Fausto Júnior, que as falas de Marina Silva são puro deboche contra o Amazonas e seu povo.
Afinal, a tal fala da ministra sobre ‘passear de carro pela estrada’, se referindo a BR 319, se sendo pronta, seria só para isto que serviria ao povo amazonense.
“Tenho certeza que iremos persistir, custe o que custar. seja através da Frente Parlamentar em Defesa da BR 319, seja através das bancadas federais dos estados que compõe a BR 319, seja nas ruas com a população envolvida”, salientou Fausto, que presidente a FPD da BR 319, na Câmara Federal.
REFORMA E DAVID…
Eduardo Braga, que tem sido no passado recente, uma voz eloquente e combativa, muitas vezes ao seu estilo, com posições duras, incisivas contra Marina, ao que parece tem preferido, agora, manter maior silêncio sobre o que disse a ministra, que mais uma vez foi repulsiva suas falas contra o povo amazonense.
Talvez, Braga, esteja mais preocupado com a Reforma Tributária, que é relator; ou ainda com a nova aliança política com o prefeito David Almeida, e que das ‘rusgas’ passadas, onde muito o povo viu agressões de ambos políticos, um contra o outro, especialmente do prefeito de Manaus contra o senador, eis, que agora eles estão juntos.
O certo é que cada eleitor, cada cidadão deve pressionar seus deputados e senadores para que o Governo Lula entenda, pessoas como marina não podem continuar intocáveis, e deixar que tal gente fique agindo contra o Amazonas, contra a Amazônia!
Mas, o que o povo quer é saber, se se colocará um basta em Marina Silva.
Saber se o “já deu, Presidente!”, que Omar falou saia só de uma mera fala, e, sim, passe a ser algo que as bancadas do Norte possam cobrar postura de Lula, e que Marina siga sua vida, como sempre segue, em estar atrelada e ocupada na defesa e dos recursos que recebe de suas ONGs.