Ao lado do presidente da ALE-RR, deputado soldado Sampaio, o ministro da Educação, Camilo Santana confirou um trabalho do parlamento, a criação de Hospital Universitário em Roraima.
Assinado o contrato que passa a gestão do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), que teve a presença do deputado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um marco quando se cria o primeiro Hospital Universitário do Estado.
O evento ocorreu nesta quinta-feira (23), no salão nobre da Reitoria da UFRR, e de Brasília veio o ministro da Educação, Camilo Santana, e contou ainda com as presenças do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, e de parlamentares estaduais.
“Foi toda uma união entre instituições, em que o Poder Legislativo estadual compreendeu a relevância desse projeto e autorizou a cedência do Hospital das Clínicas para a Universidade. Então, temos o sentimento de realização, pois logo logo estará à disposição de toda a população essa grande unidade de saúde”, destacou Sampaio.
DEDO DO PARLAMENTO
A Casa Legislativa contribuiu para a conquista do hospital universitário roraimense por meio das discussões da matéria na Comissão de Saúde e Saneamento da ALE-RR. Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 311/2023, que autorizou a transferência do imóvel do Hospital das Clínicas, até então pertencente ao Governo do Estado, para a UFRR.
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a harmonia entre poderes de todas as esferas da federação para beneficiar a sociedade roraimense.
“Acredito que a criação do hospital universitário é fruto da união de todos os entes federados. Ganha muito o povo de Roraima, que vai ter mais um hospital secundário de média e alta complexidade, bem como ganha os acadêmicos do curso de saúde da Universidade, com o desenvolvimento de ensino e pesquisa nesse ambiente”, frisou o ministro.
Do Hospital
O Hospital Universitário Federal terá gestão compartilhada entre a UFRR e Ebserh, com um investimento total de R$100 milhões. O encontro detalhou a construção de novos blocos hospitalares, que vão disponibilizar 220 leitos clínicos e cirúrgicos para população roraimense.
“O novo hospital será implementado a partir da estrutura hospitalar existente, mas vamos fortalecer a rede de saúde do Estado, reduzir o tempo de espera para realização de exames e fortalecer o vínculo do Sistema Único de Saúde [Sus] com a rede de cuidados da saúde indígena”, disse Arthur Chioro, presidente da Ebserh.
Dentro dos investimentos, destaca-se ainda expansão do hospital com a construção de um novo bloco hospitalar para abrigar a unidade de retaguarda de saúde indígena, a primeira do país.
“Com todo esse investimento, ganha a Universidade, mas também toda a população do Estado. Acreditamos que num prazo de um ano, teremos um outro cenário de saúde pública e de formação em Roraima”, ponderou o reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli.
…
Com Anderson Caldas
SupCom ALE-RR