Nesta passagem do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi por Roraima, onde esteve na fronteira do Estado, na regiao Norte, em Pacaraima, para ver de perto a questão dos migrantes venezuelanos, ainda na agenda ministerial contou com assinatura do termo de cooperação técnica para implementar em Amajari, um núcleo de atendimento do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social.
Ao lado do presidente da Câmara de Amajari, Kleudison Wanderley, com a presença do presidente da ALERR, deputado soldado Sampaio, o ministro oficializoou mais um ato na sua ida a Roraima.
Além do ministro, e dos deputados estaduais, participaram do evento os vereadores de Amajari Adriano Novinho, Júlio Souza e Sulamba Tepequém. Também acompanharam o evento da assiinatura os moradores e representantes de associações de Amajaru.
Ciente de que o turismo é forte em Tepequém, cujas belezas naturais foram também elogiadas pelo ministro, ficou garantido que o núcleo vai ter informações para empresários e moradores do local quanto à previdência referente à CNPJ e à pessoa física.
“É importante para a gente ter a previdência cada vez mais perto da população, e as câmaras e prefeituras são os órgãos de fácil acesso para o povo. Temos no município de Amajari uma grande população indígena que não tem acesso aos serviços da Previdência Social. Com o novo núcleo, vamos ensinar como apresentar a documentação via internet, responder às solicitações, ou seja, um serviço completo”, detalhou Carlos Roberto Lupi.
Com o termo, a Câmara de Amajari, assim como o Legislativo de Pacaraima e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), poderá receber a documentação necessária para protocolar solicitações de benefícios previdenciários.
Ao INSS, caberá analisar os papéis e decidir sobre a concessão. O objetivo é, portanto, levar os serviços às comunidades mais distantes.
“É um avanço muito importante para a população ter um serviço como esse, pois vai ajudar os munícipes a esclarecer e ter acesso aos atendimentos do INSS. Hoje, muitas pessoas precisam se deslocar até Boa Vista e, a partir dessa implementação, não será mais preciso. Amajari só tem a ganhar com a assinatura deste termo”, declarou o presidente do Legislativo Municipal, Kleudison Wanderley.
Sevindo de ponte ao potencial turístico
O papel do legislativo foi destacável neste agenda do ministro em Roraima, especialmente por Boa Vista, além de Pacaraima e Amajari , quando o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio foi o grande articulador neste processo todo, com a realização de uma audiência pública, na Casa Legislativa estadual, que serviu para discutir a previdência social no Estado.
O debate pôde reunir centenas de pessoas, instituições públicas e autoridades dos Três Poderes.
“Mais uma vez a Assembleia Legislativa atua para aproximar a população do Poder Público com o intuito de beneficiar os moradores de Amajari. Nos colocamos à disposição para discutir outras demandas dessa região que tem belezas naturais exuberantes e pode ser explorada através do turismo. Trouxemos o ministro até a serra para ele conhecer esse potencial“, declarou Sampaio.
Na defesa do turismo, sendo ela uma empresária do ramo, a deputada federal Helena da Asatur enfatizou a importância de se impulsionar o turismo em Roraima, algo que da Tribuna Congresso Nacional a parlamentar vem atuando como uma de suas bandeiras de atuação.
“O turismo aquece a economia local, então é um setor do qual não podemos esquecer. Estamos apoiando todas as ações voltadas para o turismo de Roraima, que tem muitas belezas naturais, cachoeiras, e precisamos estruturar esses locais. Tepequém já tem uma estrutura e temos que atuar para fortalecê-la“, finalizou.
…
Com Josué Ferreira
SupCom ALERR