Festival “aquece” economia e impulsiona negócios na capital
Promovido desde 2022, evento chega à sua 3ª edição entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, beneficiando não apenas o público, mas também o comércio local
Além da diversão em poder assistir shows gratuitos e conhecer ainda mais sobre a cultura do extremo Norte do país, o Festival Mormaço Cultural também tem um papel importante em Boa Vista: movimentar a economia. Para combinar com o nome do evento, o clima quente também “afeta” os negócios dos empreendedores da capital, que já estão “esquentando” com a confecções de roupas, organização de festas, viagens e muito mais.
Desde sua primeira edição em 2022, o Mormaço proporciona oportunidades de se inovar para fazer dinheiro. O período do evento é ótimo para inspirar a criatividade dos empreendedores na hora da produção de materiais para os negócios, afirma o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho.
“O impacto econômico é enorme, pois o Mormaço une diversos tipos de profissionais com um objetivo em comum, que é lucrar com a cultura do nosso Estado. Desde músicos, atores, arte circense e dançarinos até o comércio e o turismo. O Mormaço traz inovação e oferece importantes contribuições no desenvolvimento de referências estéticas para Boa Vista”, ressaltou Dyego.
O Norte existe e é cheio de valores culturais
No mercado há 15 anos, Antonia e Peter Hagnauer comandam uma agência de turismo em Manaus. O casal é composto por uma amazonense e um suíço. Esse encontro cultural deu tão certo que hoje os dois trabalham divulgando os valores culturais da Amazônia para estrangeiros. Quando prestigiou o Mormaço em 2023, Antonia visualizou mais uma forma de chamar a atenção dos clientes para a região Norte do Brasil.
“Nós usamos o festival para vender um pacote de viagem para seis pessoas. Todos ficaram muito interessados e essa é mais uma oportunidade de mostrar o tanto de coisa boa que temos na nossa região. Estamos sempre acompanhando os grupos em passeios e acabamos nos divertindo igual. Os turistas estão se interessando cada vez mais e, para quem trabalha com isso, é gratificante”, contou.
“Mormaçar” com estilo é essencial
As viagens estão marcadas, mas para quem já mora em Boa Vista e está pensando no que vestir durante o festival, a lojista Iaslyn Holanda inovou ao produzir uma coleção de roupas com o tema “Mormaço”.
A ideia surgiu para agradar à clientela, que já é fiel à loja e atrair ainda mais pessoas interessadas em garantir roupas estilosas. Até quem trabalha no local demonstra tanto interesse nas peças quanto os clientes.
“Todos os meses, pensamos em trazer algo novo para impactar a estética de Boa Vista. O Mormaço é um evento que traz muito público. Então, no mês de agosto, não poderia ser diferente. Já tem várias pessoas interessadas e até mesmo eu estou em dúvida para decidir o que vou usar no festival. Mas com certeza, vai ser uma das peças da coleção”, contou Amanda Almeida, consultora de vendas da loja.
Teve até “pré-Mormaço” na capital
Responsáveis por um espaço cultural em Boa Vista, Natasha Sarah e Hugo Pereira, decidiram promover o “Esquenta do Mormaço” na última sexta-feira e sábado, 23 e 24. Na 1ª edição do festival, em 2022, Natasha teve a ideia de fazer um after (festa após o evento) para o público e deu certo. Este ano, os empreendedores apostaram em duas artistas da terra para cantarem músicas de Marina Sena e Ludmilla, duas artistas já confirmadas para a 3ª edição.
“Como tivemos um bom retorno com o ‘after’, decidimos fazer de novo. Porém, é impossível competir com o horário do Mormaço e nós também queremos assistir aos shows. Então, decidimos fazer a nossa festa antes. A venda dos ingressos foi ótima e, com o lucro, vamos poder investir no nosso espaço. O nosso público também está ansioso para o Mormaço. Temos que aproveitar”, explicou Hugo.
“SAVE THE DATE” – O Festival Mormaço Cultural 2024 vai durar 10 dias. A programação começa no Parque do Rio Branco, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, e se estende ao Teatro Municipal, até o dia 8. De forma completamente gratuita, a população boa-vistense vai poder acompanhar as apresentações de 13 artistas nacionais e 30 artistas da terra. Além das demais intervenções artísticas, gastronomia, circo e teatro.