Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
MUTIRÃO DE CIRURGIAS EM PACIENTES TRANSEXUAIS E INTERSEXUAIS
Em 23 de agosto de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

HUGV-Ufam/Ebserh promove evento que realizará mutirão de cirurgias do processo transexualizador em pacientes transexuais e intersexuais

Evento inédito no Brasil vai conciliar capacitação para profissionais de saúde e realização de 23 procedimentos de mudanças corporais em pacientes LGBTQIAPN+

Manaus (AM) – Uma iniciativa inédita no Brasil proporcionará as primeiras cirurgias de processo transexualizador no estado do Amazonas. Os procedimentos realizados serão de redesignação sexual para pessoas trans e de conformidade para pacientes intersexuais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se da “I Jornada multiprofissional de cirurgias de modificações corporais em pessoas trans e intersexo do Amazonas”, que foi idealizada e será executada pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Serão 23 pacientes beneficiados, dos quais três são da população indígena.

A Jornada, além do caráter de assistência e inclusão, também tem objetivos de aperfeiçoamento profissional. São espeados a participação de 150 profissionais de todo Brasil, que serão capacitados para atender as especificidades da população LGBTQIAPN+.

O evento acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, sendo os três primeiros dias para realização de palestras e minicursos e os dois últimos para a realização das cirurgias.

 

“O Amazonas é um dos estados mais transfóbicos do país e recordista em violência contra transexuais. A iniciativa de começar por aqui é justamente para trabalhar do ponto de vista de mobilização social, inclusão social e conscientização sobre transexualidade e intersexualidade e dar visibilidade a essas filas invisíveis de pacientes que esperam por cirurgias transexualizadoras”, destacou Conceição Crozara, coordenadora da Jornada e chefe da Divisão Médica do HUGV-Ufam/Ebserh.

 

Evento transformador

Equipes multidisciplinares de todo Brasil se reunirão para a realização dos procedimentos. Haverá uma equipe de urologia e uma equipe de cirurgia plástica. A coordenação da equipe de urologia será do médico Ubirajara Barroso, chefe da Unidade do Sistema Urinário e chefe da Divisão de Cirurgia Urológica Reconstrutora e Urologia Pediátrica do Hupes.

“Esta jornada é um marco para a população intersexo e trans. Vamos dar assistência a um grupo que sofre preconceito e tem dificuldade em ser aceito no mercado de trabalho e até mesmo em seus grupos sociais. Vamos propiciar a replicação do conhecimento, ensinando novos profissionais a avaliar, saber como abordar esses pacientes e a realizar cirurgias reparadoras ou transexualizadoras. Será um evento transformador”, explica o urologista Ubirajara Barroso Jr.

À frente da equipe de cirurgia plástica, o médico Rodrigo Itocazo Rocha, que atua como médico da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), destaca que o evento mostra a preocupação dos organizadores em criar e ampliar a atenção às pessoas trans e intersexo com participação de pessoas e profissionais com larga experiência.

“Este evento demonstra o grande cuidado para que as pessoas já em acompanhamento no serviço médico do HUGV-Ufam/Ebserh tenham oportunidade de acesso às cirurgias de modificação corporal. Dar visibilidade às pessoas trans e intersexo através da Jornada e aproximar profissionais gabaritados na atenção às pessoas atendidas é fundamental para a habilitação do serviço de maneira humanizada e com alta qualidade”, ressalta o cirurgião plástico.

Rede Ebserh 

O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação

O QUÊ?

HUGV-Ufam/Ebserh promove evento que realizará mutirão de cirurgias do processo transexualizador em pacientes transexuais e intersexuais

QUEM?

Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam/Ebserh)

QUANDO?

27 a 31 de agosto de 2024

ONDE?

Manaus (AM)

FONTES

Conceição Crozara – chefe da Divisão Médica do HUGV-Ufam/Ebserh

Ubirajara Barroso – chefe da Unidade do Sistema Urinário e chefe da Divisão de Cirurgia Urológica Reconstrutora e Urologia Pediátrica do Hupes

Rodrigo Itocazo Rocha – médico da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP)

 

 

 

ASSESSORIA

Alberto Fermin

Chefe da Unidade de Comunicação Regional para o Amazonas

 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe