Jupaity Bezerra teve nome negativado devido a um atraso na parcela do Fies, mas conseguiu limpar seu nome antes de viajar
O sonho de cursar uma faculdade acabou virando um pesadelo para o contador Jupaity Bezerra, que teve o nome negativado devido a um atraso em uma das parcelas do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). A solução do problema só foi possível por intermediação do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A viagem em que necessitaria alugar um carro foi decisiva para informar a Jupaity sobre o nome “sujo’ no Serasa, incluído no serviço de crédito pela Caixa Econômica Federal. Ocorre que o contador atrasou a parcela do Fies, mas já havia feito o pagamento, fato que não foi registrado pelo banco.
“Acessei o aplicativo do Serasa e vi uma pendência de um contrato da Caixa Econômica, referente a uma parcela que ficou cerca de 30 dias em atraso, mas já havia sido regularizada. Fui até o banco, mas o prazo que me deram para a atualização passava do que eu precisava, já que estava prestes a viajar e tinha de resolver isso antes”, afirmou Jupaity.
Com a proximidade da viagem e urgência em resolver a pendência, o contador decidiu procurar o atendimento no Procon Assembleia, devido ao bom histórico da instituição em resolução de problemas entre consumidores e empresariado.
“Entrei em contato com o Procon, expliquei a urgência e eles agilizaram o processo, permitindo que minha pendência fosse retirada do Serasa antes da viagem. Por isso, posso dizer que tenho uma boa experiência com o Procon Assembleia, pois em todos os casos em que precisei, consegui resolver as questões, sejam elas simples ou mais complexas. Sempre fui atendido de forma eficiente, com soluções rápidas”, revelou Jupaity.
O processo
Para conseguir a resolução de forma eficaz, o diretor do Procon Assembleia afirmou que, no caso em questão, o consumidor reuniu provas suficientes sobre o erro na negativação do nome no serviço de análise de crédito.
“O consumidor nos trouxe toda a documentação comprobatória da quitação do débito, demonstrando que a dívida estava sendo paga regularmente, sem nenhum atraso. Fizemos contato com a Caixa Econômica Federal por e-mail, enviando esses comprovantes. Em menos de uma semana, recebemos a resposta da Caixa, confirmando que o nome dele havia sido removido do cadastro de inadimplência”, informou.
Por isso, Carvalho ressaltou que o consumidor que se sentir lesado, deve demonstrar o equívoco da empresa fornecedora do produto ou serviço, estratégia que vem funcionando e possibilitando ao Procon a resolução de seis a cada dez casos demandados ao órgão.
“Quando o consumidor chega com uma reclamação, pedimos os comprovantes relacionados, seja de uma dívida quitada ou de um serviço não prestado. Solicitamos a maior quantidade possível de documentos para comprovar a situação e, assim, entramos em contato com o fornecedor para buscar a solução”, ressaltou o diretor.
Linha do tempo do atendimento
20/7/2024 – Contador planeja alugar carro para viagem de férias e descobre que o nome dele está negativado pelo serviço de análise de crédito Serasa
23/7/2024 – Ida à Caixa Econômica Federal e, logo após, o consumidor busca atendimento do Procon Assembleia, via WhatsApp
29/7/2024 – Resposta por e-mail da Caixa Econômica com retirada da inadimplência do consumidor
5/8/2024 – Viagem realizada sem contratempo
Atendimentos
Em caso de dúvidas ou problemas com serviços e produtos, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e pelo site al.rr.leg.br/procon.
…
Texto: Anderson Caldas
SupCom ALE-RR