CARNAVAL - Blocos e bandas precisam de atenção
Quarta, 25 Janeiro 2023 19:34
CARNAVAL - Blocos e bandas precisam de atenção
Uma coisa que parece crescer entre as entidades que atuam em prol do carnaval amazonense é a necessidade de se fomentar mais a participação da iniciativa privada, além de novas parcerias. Isto sem esquecer do papel dos entes públicos.
Este tema foi discutido nesta quarta, 25, na CMM - Câmara de Manaus, numa reunião tendo à frente do vereador Willian Alemão e representantes de entidades públicas das pastas de segurança, turismo e trânsito, além da participação de representantes do setor de entretenimento e da concessionária de energia.
Se discutiu novos estratégias para atuação de blocos e bandas no Carnaval 2023, na cidade de Manaus.
A reunião contou com a participação do presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (NEOT-DETRAN/AM), Davi Fernandes, chefe do setor de Planejamento Integrado do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-SSP/AM), Capitão William Gomes, secretário adjunto de Planejamento e Gestão Integrada (SEAGI), Coronel Jota Neto, representante da Amazonas Energia, Keliane Oliveira, presidente da Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (ASSEAM), Gerson Sampaio, além de empresários do setor de entretenimento e produtores culturais.
Chamando atenção
"Esse tipo de encontro faz com que o Poder Público enxergue as necessidades que a iniciativa privada necessita para a realização de eventos na cidade de Manaus, além de fomentar parcerias, pois desta forma o comércio ganha, o trabalhador ganha vagas de emprego e a violência diminui", destaca o vereador William Alemão, presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus.
Alemão destaca que ficou transparente que entidades, empresas e ente público precisam abrir mais o diálogo, aumentar esta comunicação, de forma colegiada, e se consiga abraçar as possibilidades para resolver as necessidades do setor privado.
Demorou
Temas como a abertura tardia do edital lançado para a realização do Carnaval 2023, a segurança dos foliões durante os blocos e bandas gratuitos, o ordenamento do trânsito durante os eventos, a redução das taxas de energia cobradas para ligações temporárias, redução do tempo e burocracia para as licenças exigidas, a abordagem de campanhas educativas e a criação de um grupo de trabalho permanente, foram discutidos.
O vereador Alemão elaborou um ofício para encaminhar à Prefeitura Municipal de Manaus com a proposta de redução do calor cobrado no Imposto Sobre Serviços (ISS) para beneficiar o trade turístico, caindo de 5% para 2%, de forma a alavancar o retorno das atividades do entretenimento.
…
Com Alessandra Brasileiro - Assessoria de Comunicação do vereador*
*Fotos: Herivelto Castro*
">