Amazonas

Amazonas

A realidade do jornalismo no Brasil, Fenaj debate

Por Redação AgN

27/04/2023 - 13:02


...Pré-Fórum da Fenaj abre discussão e expõe a luta pela exigência do diploma de jornalismo para exercício da profissão, que na avaliação sindical é de suma importância para o presente e futuro da categoria e da sociedade...

O auditório Rio Solimões, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi o palco nesta quarta, 26, para a discussão voltada a precarização do profissional em jornalismo, isto ocorre no 22º Congresso de Ensino em Jornalismo e III Encontro de Jornalismo da Amazônia.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM), Wilson Reis, que participa deste Pré-Fórum da Federação Nacional dos Jornalistas debate o tema, que precisa ganhar maior aderência no Congresso na defesa da aprovação da PEC do Diploma, que tramita na Câmara Federal.

Em pauta, as reais demandas mais emergentes como a precarização das relações no trabalho dos jornalistas no estado, melhorias trabalhistas e as ações desenvolvidas pela Fenaj e Sindicatos em defesa do restabelecimento da exigência do diploma em jornalismo, com formação superior e específica para o exercício da profissão. Participam universitários, docentes em comunicação e profissionais, entre elas a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira Castro, que está pela primeira vez no Amazonas.

 

Wilson Reis afirmou que os oito pontos de pautas das reivindicações dos e das jornalistas entregues no passado aos candidatos ao governo, tem orientado a política de intervenção das entidades.

“Os 31 sindicatos e a federação que existem no país, subscrevem aquele documento e foi encaminhado para os candidatos sobre as prioridades da categoria. Temos problemas no exercício, entretanto já temos uma reflexão sobre eles e queremos apontar um caminho e abrir com a sociedade um diálogo consistente, contínuo e permanente com a sociedade. Defendemos a produção jornalística com qualidade, ética, respeitando a pluralidade de ideias existente no país”, destacou.

Entre as pautas prioritárias dos jornalistas brasileiros, já apresentadas ao governo, se encontra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), atualmente em tramitação na Câmara Federal. A exigência do diploma de jornalismo para exercício da profissão é de suma importância para o presente e futuro da categoria e da sociedade.

 

Samira Castro destacou que os assuntos tratados hoje trazem um amplo debate e a presença da entidade nacional dos jornalistas na região amazônica é uma honra.

“Discutimos a formação profissional, a atualização da nossa regulamentação e também sobre financiamento do jornalismo, pois também exigimos um jornalismo de qualidade a partir da exigência do diploma, mas também defendemos que o jornalismo tenha meios de sobreviver. Nada mais oportuno do que debater todos esses temas com a comunidade acadêmica, professores e profissionais e para nós é importante que esse debate saia do eixo Rio e São Paulo e ganhe outras regiões”, disse.

Nas oito pautas prioritárias estão temas de relevância para o jornalismo e os jornalistas:

Atualização da Regulamentação Profissional dos Jornalistas; Criação do Conselho Federal de Jornalistas – CFJ; Piso Salarial Nacional dos Jornalistas; Regulação das Comunicações e das plataformas digitais; criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo; Recuperação da EBC e ampliação do Sistema Público de Comunicação; Revogação das contrarreformas trabalhista e previdenciária.

 

 

...

Assessoria de Imprensa

SJPAM