SENADOR CRITICA MINISTRA MARINA, E COBRA BR 319
Acompanhando a bancada federal nas reuniões que o governador Wilson Lima teve nesta terça, 26, em Brasília, com ministros do Governo Lula da Silva, o senador Plínio Valério deixou sua posição crítica sobre, especialmente, na reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quando ela tem sido contra a BR 319.
Na avaliação de Plínio é devido a isto, que Marina sofre 'duras críticas', como ocorreu neste encontro da bancada com ela e o governador. Agora, devido a seca, que chega todo ano em certas regiões dos rios amazonenses, soluções com ajuda do govengo federal precisam ser criadas, destaca o senador, que apoia o que tem sido decidido em prol do Amazonas. Porém, ele lembra que 'se já tívessemos recuperado toda a BR-319', o caos do isolamento que o Amazonas sofre teria sido menor com as perdas.
Para Plínio fica claro que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva é a responsável pelo caos provocado pela paralisação das obras de recuperação da BR 319, que seria alternativa para o desastre no transporte com a seca nos rios Amazonas, Solimões e Madeira. 'A tragédia da estiagem impulsionará nova batalha no governo pela retomada da reconstrução da BR 319'.
Drenar
Plínio concorda que a solução emergencial, apresentada pelos ministros dos Transportes Renan Filho, de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, para uma ação de drenagem do Rio Solimões entre Tabatinga e Benjamin Constant e a dragagem do Tabocal e Foz do rio Madeira, ajudará no escoamento dos produtos que chegam a Manaus.
alt="" width="1253" height="630" />
Mas, o senador crer que nesta nova reunião, com toda a bancada do Amazonas, com os ministros da área será reforçado o pedido conjunto de recuperação da BR 319, mostrando a importância dessa rodovia para o Amazonas .
"A gente vai aproveitar para novamente fazer cavalo de batalha pela BR 319 , mostrar que a tragédia da Covid, quando morreram amazonenses pelo isolamento de Manaus, pode se repetir . Não teremos mortes, mas teremos pessoas famintas . Marina é inimiga da região Norte. Falei com eles na reunião que não adianta falar com a ministra e se quiserem mandar na Marina tem que ser de fora para dentro , do estrangeiro para cá . Infelizmente as mortes da Covid pelo isolamento do Amazonas não serviu de exemplo. Com a estiagem a única saída seria a BR 319, como não tem, será o caos", desabafou Plínio Valério.Plínio Valério saiu animado da reunião com a promessa do ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, de que essas ações emergenciais não resolvem, que vai se buscar uma solução permanente para o isolamento do Amazonas.
"O ministro falou uma coisa boa, que tem que cuidar de uma agenda permanente e não só agora, justamente o que eu venho cobrando . Não pode ser um socorro só agora na emergência, tem que ser uma coisa permanente porque isso acontece todos os anos, em menor ou maior grau", disse.... Com Ascom Sen P V



