DAVID LANÇA CAMPANHA PARA ALAVANCAR PROJETOS SOCIAIS
David Almeida lança campanha ‘Eu Sou Cidadão Solidário’ para incentivar doação
“Eu Sou Cidadão Solidário”, campanha coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) foi lançada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, nesta segunda, 10.
A Prefeitura busca incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para projetos sociais, beneficiando instituições que atuam na assistência a crianças, adolescentes e idosos.
O evento foi realizado no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal ressaltou a importância da campanha e o esforço conjunto da prefeitura para ampliar o número de doadores.
“Mais de 500 mil declarações de Imposto de Renda foram feitas, mas apenas 408 doações foram destinadas ao fundo principal do idoso e da criança e do adolescente. Podemos ajudar muito mais instituições. Este ano, cinco instituições estão sendo contempladas com os recursos arrecadados no ano passado. Nossa meta é dobrar o número de contribuintes e doações para melhor atender crianças, adolescentes e idosos”, afirmou.

A campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), além de parceiros estratégicos.
Durante o evento, foram apresentados os mecanismos para doação e os impactos positivos da destinação desses recursos na qualidade de vida da população.
O secretário da Semasc, Saullo Vianna, reforçou a importância da união entre as secretarias municipais para ampliar a arrecadação e beneficiar mais pessoas.
“Essa campanha vem sendo planejada há algum tempo, e hoje damos o pontapé inicial para fortalecer o atendimento da prefeitura por meio da doação do Imposto de Renda. Como diz o slogan, é a chance de transformar sua doação em uma boa ação, ajudando crianças, adolescentes e idosos pela Fundação Doutor Thomas. Um trabalho em conjunto para melhorar e ampliar nossos serviços”, explicou Vianna.

O secretário municipal de Finanças, Clécio Freire, destacou a importância do programa para a melhoria do atendimento a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.
“Veja o quanto podemos fazer pelos idosos e pelas crianças. Se você se sensibiliza ao ver uma criança no sinal de trânsito, essa é uma forma de ajudar de maneira concreta. No momento da declaração do Imposto de Renda, direcione parte do seu imposto para esse programa. Caso contrário, o dinheiro irá para os cofres da União, beneficiando outros Estados. Esse programa permite que esses recursos sejam utilizados para implementar políticas e serviços públicos ainda melhores e mais abrangentes para a cidade de Manaus”, enfatizou Freire.
A campanha tem como objetivo tornar o modelo de doação mais acessível e eficiente, incentivando a participação da sociedade e do poder público na ampliação dos benefícios para os projetos sociais voltados às camadas mais vulneráveis da população.

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, apontou que os recursos arrecadados permanecerão em Manaus e serão direcionados ao Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo da Criança.
“Essa iniciativa é muito importante, pois os recursos arrecadados com a campanha serão destinados ao Fundo Municipal do Idoso, ao Fundo da Criança ou a ambos, conforme a escolha do doador. Esse dinheiro permanece em Manaus, não vai para a conta única do Tesouro Nacional em Brasília, sendo investido em projetos sociais de organizações que atendem crianças e idosos. Isso mostra a importância de fazer essa destinação”, informou.
Com essa iniciativa, a prefeitura busca incentivar a solidariedade entre os contribuintes e garantir que os recursos doados sejam utilizados de forma transparente e eficaz, para melhorar a vida de quem mais precisa.
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Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom