Amazonas

AgN AM

TEA NA CÂMARA COM LEIS QUE VÃO AO ENCONTRO DOS AUTISTAS

CMM debate inclusão e empreendedorismo em Sessão marcada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por POR Michael Douglas/Dicom CMM

03/04/2025 - 11:47

CMM-debate-inclusao-e-empreendedorismo-em-Sessao-marcada-pelo-Dia-Mundial-de-Conscientizacao-do-Autismo.jpg
  • Parlamentares destacaram a importância de projetos que garantam mais direitos e inclusão para pessoas com TEA

Os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) discutiram e votaram, durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (2 de abril), Projetos de Lei voltados à inclusão, empreendedorismo e políticas públicas de apoio à população.

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, os vereadores destacaram a importância de políticas de inclusão social para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O vereador João Paulo Janjão (AGIR) propôs um Projeto de Lei que estabelece uma cota de bolsas universitárias para pais e responsáveis de crianças com autismo em Manaus.

É algo muito importante pois sabemos que os pais atípicos precisam correr dobrado, não podendo trabalhar muitas vezes por terem que estar em casa. Então, o que pudermos dar de amparo e facilitar a vida deles, vai ser ótimo”, ressaltou o parlamentar.

O tema também foi abordado pelos vereadores Raiff Matos (PL) e Thayssa Lippy (PRD), que reforçaram a necessidade de maior atenção às políticas públicas de inclusão.

Creio que um dos principais problemas hoje relacionado às mães de crianças atípicas tem a ver com um professor mediador, que ainda está em falta. Abri um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que possamos acompanhar melhor essa situação”, disse Raiff Matos (PL).

De acordo com a vereadora Thaysa Lippy (PRD), a CMM tem se dedicado a ouvir as famílias e atender às necessidades das pessoas com TEA. Ela ressaltou que muitas iniciativas já foram implementadas ou estão em andamento para garantir mais inclusão e suporte.

Temos trabalhado na escuta dessas mães e nas demandas que elas trazem. Muitas coisas que foram propostas [voltadas à pessoas com TEA] já foram sancionadas ou estão em andamento”, afirmou.

Outro destaque da Sessão foi a aprovação do parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Lei do Executivo Municipal que isenta o pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pela Prefeitura de Manaus para grupos específicos. Agora, o Projeto de Lei seguirá para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

O empreendedorismo também esteve em pauta, com o Projeto de Lei do vereador Paulo Tyrone (PMB), que visa implantar um ciclo de palestras sobre empreendedorismo para estudantes das escolas da rede pública municipal.

É importante que as crianças tenham acesso a temas importantes, como o empreendedorismo. A criança que tem contato desde cedo com essas pautas vai saber tratar melhor o seu dinheiro, vai poder desenvolver sua ‘veia’ empreendedora”, afirmou Tyrone.