Amazonas

AgN AM

AM EM ALTA NA DEMANDA DE MAIS CRÉDITOS DO CONSUMIDOR

Amazonas liderou alta na demanda dos consumidores por crédito no Norte em janeiro, aponta Serasa Experian

Por POR Maria Sossmeier

03/04/2025 - 18:45

salome-bar-o-que-fazer-hoje-em-manaus-5-1024x768-1.jpg

• Dados da demanda por crédito dos consumidores na região Norte;
• Dados da demanda por crédito dos consumidores por Unidades Federativas (UFs);
• Visão nacional.



Direto de São Paulo – Em janeiro, quatro dos setes estados do Norte do país apresentaram crescimento na demanda dos brasileiros por crédito, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

O destaque da região foi o Amazonas, que registrou um aumento de 15,7 pontos percentuais, saltando de 6,8% em janeiro de 2024 para 22,5% em janeiro de 2025.

Veja as informações estaduais da região na tabela a seguir:





Na avaliação nacional, janeiro registrou alta de 4,7% na procura por recursos financeiros. Ao analisar o comportamento por renda, aqueles que recebem até um salário-mínimo foram os que mais impulsionaram essa alta (11,9%). Por outro lado, os que recebem entre cinco e 10 registraram a maior retração no período (-4,8%). Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda:










“O aumento da demanda por crédito entre consumidores de baixa renda pode estar relacionado ao custo de vida elevado e à necessidade de complementar o orçamento. Já entre as faixas de renda mais altas, a retração pode indicar um comportamento mais cauteloso diante do cenário econômico
", avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Crescimento da demanda por crédito em 23 Unidades Federativas (UFs) 

O aumento na procura por crédito foi registrado em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amazonas (22,5%), Pará (16,5%), Roraima (15,0%), Acre (12,8%) e Rondônia (10,5%). Veja o levantamento por UFs a seguir:






Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.