AM EM ALTA NA DEMANDA DE MAIS CRÉDITOS DO CONSUMIDOR
Amazonas liderou alta na demanda dos consumidores por crédito no Norte em janeiro, aponta Serasa Experian
• Dados da demanda por crédito dos consumidores na região Norte; • Dados da demanda por crédito dos consumidores por Unidades Federativas (UFs); • Visão nacional. Direto de São Paulo – Em janeiro, quatro dos setes estados do Norte do país apresentaram crescimento na demanda dos brasileiros por crédito, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O destaque da região foi o Amazonas, que registrou um aumento de 15,7 pontos percentuais, saltando de 6,8% em janeiro de 2024 para 22,5% em janeiro de 2025. Veja as informações estaduais da região na tabela a seguir: ![]() Na avaliação nacional, janeiro registrou alta de 4,7% na procura por recursos financeiros. Ao analisar o comportamento por renda, aqueles que recebem até um salário-mínimo foram os que mais impulsionaram essa alta (11,9%). Por outro lado, os que recebem entre cinco e 10 registraram a maior retração no período (-4,8%). Confira, no gráfico abaixo, os dados dos últimos 12 meses e, na tabela em seguida, a visão por renda: ![]() ![]() “O aumento da demanda por crédito entre consumidores de baixa renda pode estar relacionado ao custo de vida elevado e à necessidade de complementar o orçamento. Já entre as faixas de renda mais altas, a retração pode indicar um comportamento mais cauteloso diante do cenário econômico", avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack. Crescimento da demanda por crédito em 23 Unidades Federativas (UFs) O aumento na procura por crédito foi registrado em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amazonas (22,5%), Pará (16,5%), Roraima (15,0%), Acre (12,8%) e Rondônia (10,5%). Veja o levantamento por UFs a seguir: ![]() Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. |
Você também lê esta notícia no site: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/ Serasa Experian A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil. Experian A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com. |