Amazonas

AgN AM

ORLANDO MACHADO PRESTA ESCLARECIMENTOS DO DNIT AOS DEPUTADOS

Em reunião liderada pelo presidente Roberto Cidade, superintendente do DNIT faz esclarecimentos sobre o andamento de obras em todo o Amazonas

Por Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa

25/04/2025 - 09:19

480cd214-e6ab-42e7-adf2-d13d2a6708d0.jpeg

Uma reunião que há tempos é trabalhada, onde muitos questionamentos frequentes feitos, devido a enorme preocupação permanente com a logística do Estado que, nos últimos anos, vem sendo ainda mais afetada por causas diversas, e uma cobrança que partia direto do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB). diante disto, enfim, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia Machado pôde atender ao chamado dos deputados, para dar esclarecimentos da suas ações.

O encontro foi nesta quinta, 24, na Presidência da Aleam, e entre os temas abordados estão BR-319, BR-230, portos no interior do Estado e o porto da Manaus Moderna.

Foi uma reunião importante e fico feliz e otimista em ver que o DNIT tem se mostrado aberto ao diálogo com esta Casa. Disposto a enfrentar os grandes e diversos desafios logísticos que o nosso Estado possui. Sei que esses desafios são enormes. Aqui, em um ano se tem a maior cheia e no outro a maior seca, mas hoje vejo que o DNIT está numa direção mais tranquila, com um homem preparado. O superintendente veio aqui, respondeu todas as nossas dúvidas e nos apresentou o planejamento do órgão. Acredito que as coisas estão andando e que nós teremos as respostas para a população do nosso Estado”, afirmou Cidade.

Entre os pontos apresentados pelo superintendente regional do DNIT estão o início da pavimentação dos primeiros 20 quilômetros do Lote C, da BR-319, que compreende 52 quilômetros em sua totalidade. De acordo com Fanaia, desde 2011, o Lote C não recebia obras de construção. O restante do chamado “Trecho do Meio” da rodovia, cerca de 350 quilômetros, carecem de licenciamento ambiental, mas, conforme Orlando Fanaia, as licenças “já estão em andamento”. 

A Assembleia sempre tem nos cobrado e isso é importante. Agradeço pelo espaço e por me deixarem passar as informações sobre o que vem sendo feito. Esse apoio é importante, assim como tem sido importante o apoio da bancada Federal. Nesse ano vamos ter a felicidade de colocar o nosso planejamento em prática. É um planejamento a curto, médio e longo prazos. Tivemos alguns avanços, como as obras na BR-319, que não aconteciam desde 2011”, disse o superintendente.

Outro ponto abordado foi sobre as pontes caídas sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá.

Conforme o superintendente, uma das pontes deve ter sua obra concluída ainda em 2025 e a outra tem previsão de conclusão no próximo ano. Também foi falado sobre a trafegabilidade na BR-230, a Rodovia Transamazônica, que interliga os municípios de Apuí, Humaitá e Manicoré, no Sul do Estado, e a situação dos portos no interior, entre eles o de Borba e de Manicoré. 

Discutimos a situação da Transamazônica que, em razão da cheia, elevou o nível da água para cerca de 15 metros, isolando Apuí e a comunidade de Santo Antônio do Matupi. O superintendente informou que já está em andamento a contratação emergencial de duas balsas. A expectativa é de que até o final desta semana, as empresas responsáveis enviem as balsas para o transporte emergencial de insumos para essas localidades”, afirmou Cidade.

Em relação ao porto de Borba, o deputado presidente foi informado pelo superintendente de que até 15 de maio o porto provisório deve estar em funcionamento.

“Estive em Borba com o prefeito Toco Santana e, emergencialmente, já está indo uma balsa temporária e esse porto provisório estará funcionando a tempo para o uso da população no festejo de Santo Antônio de Borba”, completou.

“Quero colocar também o avanço do porto de Manicoré, que tem mais de 10 anos que está parado ali, mas nós mobilizamos e vamos começar as obras. Muito em breve vamos lançar a licitação de lá, Tefé e Fonte Boa. Temos vários estudos em andamento para que a gente possa realmente melhorar, paulatinamente, a logística. Até porque você não consegue atacar tudo de uma vez, são vários problemas, mas a gente já teve muita coisa em andamento”, declarou Orlando.

Também participaram da reunião os deputados estaduais Wilker Barreto (Mobiliza), Mário César Filho (UB), Comandante Dan (Podemos), Thiago Abrahim (UB) e Dr. Gomes (Podemos).

--

Fotos - Herick Pereira

Galeria de fotos