SÁBADO, 26, DE FOCO SOBRE O CÂNCER GINECOLÓGICO
Um evento importante em Manaus (AM), com foco em câncer ginecológico. Esse tipo de tumor é responsável por 13% dos diagnósticos
Sim os dados são, como sempre para este tipo de doença, alarmante, e assim, 13% dos tumores diagnosticados em mulheres no Brasil, todos os anos, são de origem ginecológica.
Somente os três principais cânceres já somam mais de 31 mil novos casos, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
O mais incidente é o câncer de colo de útero, com pelo menos 17 mil novos casos e 6,6 mil mortes por ano1,2,3.
Em seguida, aparece o câncer de endométrio e tumor de ovário, que juntos ultrapassam 15 mil casos e se aproximam de seis mil mortes por ano1,2,3. “A incidência desses tumores é preocupante, pois existem muitos fatores de risco em comum e que estão em alta”, afirma o Dr. Eduardo Issa, diretor médico da Adium no Brasil.
O envelhecimento da população, por exemplo, é um deles. O número de idosos no país aumentou 57,4% em 12 anos, chegando a 22 milhões. Desse total, o número de mulheres com 60 anos ou mais se aproxima de 18 milhões, o que corresponde a quase 9% da população total do país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)4,5.
Outro fator de risco relevante é a obesidade. Associada ao excesso de peso, a condição afeta 56% dos brasileiros adultos e deve continuar em crescimento. Estima-se que 30% das mulheres, até 2030, tenham obesidade e outros 37,7%, excesso de peso6,7. O diagnóstico é feito pelo índice de massa corporal (IMC), calculado pelo peso (kg) dividido pela altura (m) ao quadrado. Entre 25 e 29,9, o quadro é de excesso de peso. Acima disso, a mulher se torna obesa8.
Diante desse cenário, o EVA (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos) realiza o “Board Review EVA 2025”, no próximo dia 26 de abril, em Manaus (AM), com apoio da Adium.
O evento destinado a oncologistas, ginecologistas e demais profissionais de saúde ligados à área os desafios e avanços no tratamento das enfermidades, com ênfase nos tipos mais incidentes de tumores ginecológicos.
“Felizmente, esse é um segmento da oncologia com muitas investigações científicas e avanços constantes da medicina, que proporcionam cada vez mais sobrevida e possibilidade de cura às pacientes”, destaca o Dr. Issa.
A programação científica reúne especialistas de diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Amazonas, além do Distrito Federal. Veja a programação completa na página do EVA: Link
Referências:
- INCA (Instituto Nacional do Câncer). Câncer de colo de útero. Link
- INCA (Instituto Nacional do Câncer). Câncer de endométrio. Link
- INCA (Instituto Nacional do Câncer). Câncer de ovário. Link
- Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Censo: número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Link
- Agência Brasil. Censo 2022: brasileiros com 60 anos ou mais superam 32 milhões de pessoas. Link
- Agência Brasil. Um a cada três brasileiros vive com obesidade, mostra relatório global. Link
- Fiocruz. Metade dos adultos brasileiros com obesidade em 20 anos. Link
- ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade de Síndrome Metabólica). Link
Da Adium
A Adium é uma empresa farmacêutica com mais de 50 anos de experiência, líder na América Latina. Nossa missão é trazer tratamentos inovadores que mudam o paradigma da saúde e melhoram a qualidade de vida de pacientes, famílias e cuidadores. Através de sólidas parcerias, somos licenciados de mais de uma dúzia de empresas multinacionais de inovação, o que nos permite oferecer terapias e tratamentos de ponta para enfrentar as doenças mais desafiadoras do mundo. Temos cinco centros de produção (Argentina, Paraguai, Brasil, México e Uruguai), onde pesquisamos, desenvolvemos e fabricamos mais de 110 milhões de nossos próprios produtos de alta qualidade. Isso nos permite expandir o acesso à saúde e promover qualidade de vida para milhões de pessoas em toda a região.