AVANTE COM DAVID FECHADO COM 'AMAZONAS FORTE DE NOVO'
O prefeito de Manaus confirma sua aliança com líderes do Amazonas, quando o que se quer é o resgate de um novo estado
Um encontro que marca as ações do prefeito David Almeida, que se junta ao lado dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz
Não, não é ainda ano eleitoral, mas, 2026 já começou os movimentos políticos quando três fortes lideranças políticas do Amazonas, de hoje, o prefeito de Manaus e mais dois ex-governadores, atuais senadores se unem para um único propósito com destaque a partir do ano que vem, mas, que inicia agora.
Na última sexta, 25, o Avante de David Almeida fechou apoio com o movimento ‘Amazonas Forte de Novo’, onde pôde reunir mais de mil lideranças políticas dos 62 municípios do Estado, incluindo senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de movimentos sociais e da imprensa.
Um evento grandioso, de enorme capilaridade política, que ocorreu na sede do Clube da OAB-AM, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, e como anfitrião, David deixou claro qual é a sua posição, onde se mantém longe de um dia ter sido aliado do governador Wilson Lima, e reforça seus aliados desde primeira gestão sua, com Omar Aziz e Eduardo Braga, e na cola destes muitos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, que mostram sua cara e afirmam suas posições, de hoje, em apoio para este 'Amazonas Forte de Novo'.
Para o prefeito de Manaus, esse movimento vem com o propósito de reforçar o compromisso com um Amazonas mais justo, desenvolvido e inclusivo.
“O ‘Amazonas Forte de novo’ é o Amazonas melhor na saúde, na educação, na infraestrutura. É o Amazonas forte na produção local, na distribuição de renda, na geração de empregos. E a união dessas forças políticas é exatamente para isso. Para que a gente possa recuperar a credibilidade do Estado, recuperar a autoestima do povo da nossa cidade e também do Amazonas. Esse movimento visa exatamente isso: dar à população uma melhor condição de vida”, declarou o prefeito.
Construção
Para esses líderes políticos, o que se busca é poder, realmente, construir laços duradouros entre os diferentes partidos e regiões do Estado em prol de projetos estruturantes, como a defesa da Zona Franca de Manaus, o asfaltamento da BR-319, a exploração sustentável das riquezas minerais, o investimento em bioeconomia, além de avanços em áreas essenciais como educação, saúde, segurança pública e moradia.
Mas, até aí, o outro lado oposto a este grupo, também preza os mesmo discurso em defesa pelo Amazonas.
Então, o que tanto difere essa junção (?), que põe novamente no mesmo barco com Eduardo Braga, que terá que sair pra reeleição ano que vem, e um Omar com mais quatro anos de Senado, daí, um certo candidato ao governo.
Parece cedo tal movimento, mas, os três líderes são agentes estratégicos, tendo um Omar que sabe 'atropelar' para se impor enquanto achar que deve ser ele o nome para enfrentar o que vem do lado de lá do governador Wilson Lima para 2026; tem-se um ardiloso Braga, que terá uma pedrada para se reeleger senador; e David que tem uma crescente contínua aprovação popular, pelo trabalho à frente da Prefeitura, e é nome que pode, sim, ir para disputa do governo.
Mais, e bom que se lembre, o vice-governador Tadeu é amigo fiel do prefeito de Manaus, e isto é algo que não pode ser menosprezado tal aliança, quando o segundo homem de poder depois de Wilson deve assumir o Governo em 2026 para que Lima saia candidato ao Senado.
Na política muito se diz que o que se assina hoje, o vento pode apagar amanhã.
Nada pode ser descartado!
Mas, hoje, o que este trio quer é mostrar que eles estão unidos, e como diz o senador Eduardo Braga, este movimento nasce da necessidade de superação das adversidades por meio da 'união' entre aqueles que verdadeiramente conhecem e vivem os desafios do Amazonas.
“Para que nós possamos vencer as forças adversárias que tentam impedir o Amazonas de prosperar, precisamos estar verdadeiramente unidos. Esse pacto é pelo Estado, é um compromisso com a BR-319, com as zonas francas, com o potencial mineral, para que o povo possa explorar essa riqueza de forma sustentável e viver com prosperidade. Essa união é uma grande demonstração de força”, afirmou Braga.
Amplitude de partidos e uma enorme aliança. Isso trabalha Omar Aziz, que reforçou o caráter suprapartidário da iniciativa e destacou a importância de ampliar os investimentos em Manaus e no Interior.
“Isso não é questão partidária. Isso trata do Estado do Amazonas, de Manaus e do interior. O efeito de Manaus, por mais que se esforce, precisa de parceria, precisa da gente para melhorar a qualidade de vida. A Zona Franca é fundamental, mas temos que trazer novos vetores de geração de emprego. O Amazonas perdeu sua representatividade nacional e precisamos recuperar essa força”, defendeu Omar.
Articulador
David Almeida tem se consolidado politicamente, e a última eleição mostrou o seu recall eleitoral forte, e reconhecido como habilidoso nestas articulações políticas, e com uma liderança nata, o prefeito é um dos principais nomes da nova geração dessa política, que em 2026 deve ser a finalização de uma geração, que nasceu lá atrás com Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes.
O “Amazonas Forte de Novo” é, afirma, David, o compromisso real de um Amazonas mais próspero, unido e preparado para os desafios da próxima década.
...
Com Avante AM