Amazonas

E AÍ, WILSON? QUEM É QUE MANDA?

SUL DO AM queima em violência, abuso de poder, tanto estadual como federal

Preciso que governador venha de pronto dar uma posição...COP 30 chegando...

03/07/2025 - 07:38

IMG_0675.png

O articulista, Thomaz Rural, que leva uma página na internet com um site com seu nome, expôs algo preocupante e que demonstra que o Governo Wilson Lima mantém pecadilhos que servem para seus opositores como que acusá-lo de ser 'omisso', e de que não há 'marca' nesta administração estadual, e não ser  de que erra em setores primários como a Comunicação, e também agora com um item precioso de exploração, o meio ambiente.

Segundo o blogueiro, circula por grupos de WhatsApp, a cópia do ofício nº 1466/2025, enviado ao Ministério do Meio Ambiente e assinado pelo atual titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA). O documento, endereçado à ministra Marina Silva, e ali solicitando “apoio” federal para ações de fiscalização ambiental na região do Sul do Amazonas, onde em Apuí se conflagra um clima de tensão e horror por violências praticadas da polícia, e demais órgãos públicos contra o povo.

Da Tribuna do Senado, Plínio Valério já expôs isto.

Daí, Thomaz Rural questiona - "...A grande pergunta é: o governador Wilson Lima sabia — ou sabe — dessa iniciativa de seu secretário? Um secretário que, vale lembrar, até hoje não cumpriu a determinação legal de implementar o Zoneamento Ecológico-Econômico do Amazonas (ZEE-AM). É uma contradição gritante, especialmente quando se sabe que milhões de reais já foram destinados ao Estado justamente para ações de comando e controle ambiental. Mesmo com esses recursos, a SEMA optou por acionar a ministra Marina Silva, historicamente alinhada a setores mais radicais do ambientalismo.

É apontado ainda, pelo blogueiro, que tal episódio de hoje, se repetiu no passado: durante o Governo Eduardo Braga, onde seu, então, secretário de Meio Ambiente — que mais tarde fundaria a ONG FAS (diga-se passagem uma ONG que tem recebido milhões de reais - tudo de forma legal..

A FAS de ontem é a mesma de hoje, que tem ligações fortíssimas com Marina Silva, nossa ministra do Meio Ambiente.

Para todos fica estranho entender que para pedir apoio federal na implementação do ZEE, isto não ocorreu. Agora para ter agressões e intimidações contra o povo, sim!

O que acontece hoje em Apuí, de toda violência, abuso de poder de órgãos estaduais e federais, teve o fato levado à ministra Gleisi Hoffman, chefe de Relações Institucionais do presidente Lula, onde se reuniu com senadores Omar Aziz, Eduardo Braga, e mais deputados federais, e neste processo, a bancada age apenas com aqueles que são apoiadores do atual Governo PT.

Mas, ainda assim, em fato todos queremos saber, o que será feito para acabar com a expulsão de pessoas no Sul do Amazonas? Saber do fim destas agressões latifundiárias, onde se pensa ter mais e mais áreas de reserva ambiental. Como ficam os ribeirinhos que ali estão há décadas? Estes que ganham voz às vezes, caso de agora levado por esta parte da bancada federal amazonense.

O que se vê em Apuí é sério, grave, e isto deveria ter já sido alertado de tal situação e se prontificado a enviar a PM para lá, caso Wilson Lima decidisse se impor como governador, e governador de todos, não esquecer do povo de Apui.