Vem aí mais um concurso, anúncia prefeito de Manaus com salário de 27 mil reais
Prefeito Renato Junior assina edital do concurso para auditor fiscal da Semef
Serão ofertados 20 vagas imediatas e a formação de cadastro reserva
para o cargo de auditor fiscal. Sim, a Prefeitura de Manaus vem com mais um concurso, e o prefeito de Manaus, Renato Junior, assinou, nesta sexta-feira,
24/7, a homologação do edital do concurso público da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef).
A remuneração inicial é de R$ 27 mil, e as inscrições estarão abertas a partir do dia 27 de julho e se estende até 27 de agosto, por meio da Fundação Carlos Chagas (FCC).
“Esse é o concurso mais aguardado da Prefeitura de Manaus. Estamos abrindo 20 vagas, além do cadastro reserva, para um cargo com remuneração inicial de R$ 27 mil. Queremos atrair profissionais qualificados para fortalecer a arrecadação própria do município e preparar Manaus para os desafios da nova reforma tributária”, destacou o prefeito Renato Junior.
A estrutura do concurso contempla 20 vagas imediatas e cadastro reserva. A convocação inicial será de 20 auditores fiscais, com novas nomeações previstas conforme a necessidade da administração e a aposentadoria de servidores da carreira.

Os novos auditores atuarão na gestão da receita municipal, com foco na fiscalização e lançamento de tributos como o Imposto Sobre Serviços (ISS), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de contribuir para a implementação do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), previsto na reforma tributária.
De acordo com a Semef, o reforço no quadro de auditores permitirá ampliar a capacidade de fiscalização do município, reduzindo a sonegação fiscal e garantindo maior equilíbrio na cobrança dos tributos, sem necessidade de aumentar a carga tributária.
O secretário da Semef, Alessandro Ribeiro, destacou que a contratação de novos servidores também será essencial para modernizar a administração tributária, aliando tecnologia e inteligência ao trabalho de fiscalização.
“Estamos em um momento de expansão da fiscalização e de preparação para a reforma tributária. Com novos auditores e investimento em tecnologia, teremos condições de fiscalizar de forma mais eficiente e equânime, ampliando a arrecadação sem aumentar impostos. O objetivo é combater a sonegação e fortalecer a receita própria do município”, afirmou Ribeiro.
As inscrições começam na segunda-feira, 27/7, e seguem até 27 de agosto, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas, pelo endereço https://www.concursosfcc.com.br. As provas serão aplicadas conforme cronograma previsto no edital.
“Esses novos auditores vão contribuir diretamente para o fortalecimento da auditoria, da geração de receitas e do controle da secretaria municipal de Finanças, garantindo mais agilidade aos processos da prefeitura e reduzindo a burocracia, que é uma das principais demandas da população”, afirmou Renato Junior.
— — —
Texto – Alessandra Taveira
Fotos – Carlos Oliveira
Semcom-PMM



