Para aumentar o incremento turístico e gastronômico, David propõe Rua 24 horas
Uma forma de fortalecer o comércio é investindo mais no turismo
Transformar turismo e gastronomia em motores de geração de emprego, renda e novas oportunidades no Amazonas. Essa foi o eixo apresentado pelo candidato ao Governo do Amazonas pelo Avante, David Almeida, durante encontro com empresários e representantes do setor de alimentação fora do lar, nesta quinta-feira (20), no Shopping Ponta Negra, Zona Oeste da capital.
Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Amazonas (Abrasel-AM), a reunião serviu para apresentar demandas do segmento e abriu espaço para David apresentar projetos voltados ao turismo, à gastronomia, ao crédito para pequenos e médios empreendedores e à atração de eventos para Manaus, além da criação da primeira Rua 24 horas do estado.
Durante o encontro, David recebeu uma Carta de Intenções da Abrasel-AM. Entre as propostas apresentadas estão a criação de um Programa Estadual de Gastronomia e Turismo, o fortalecimento de Manaus como hub aéreo da Amazônia, a regulamentação do Fundo Estadual de Turismo, a manutenção do regime especial de ICMS de 2% para refeições e a criação de linha de crédito específica para bares e restaurantes na Afeam.
“Com relação à proposta da manutenção dos 2% do ICMS, fiquem tranquilos. Isso é compromisso meu com vocês”, afirmou.

*Turistas por mais tempo*
Ao apresentar suas propostas, David defendeu que o desenvolvimento da gastronomia esteja associado a uma política capaz de aumentar o tempo de permanência dos visitantes em Manaus.
Como exemplos, citou equipamentos implantados durante sua gestão na Prefeitura, como o Mirante Lúcia Almeida, o Píer Manaus 355, o Gigantes da Floresta e o Parque Amazonino Mendes.
David destacou que novos negócios surgiram no entorno dessas áreas. Segundo ele, mais de 300 estabelecimentos funcionam atualmente na região dos parques Gigantes da Floresta e Amazonino Mendes, entre restaurantes, pizzarias, churrascarias, sorveterias e outros empreendimentos.
“Eu não acredito que tenha tido alguém que tenha feito mais investimentos na cidade com relação à gastronomia e a novos equipamentos turísticos para atrair a população”, afirmou.
Outro projeto citado foi o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida. David também mencionou a implantação, em curso, do primeiro aquário público municipal e apresentou a proposta de construção de um complexo turístico na Ponta Negra, com uma torre de 118 metros, com restaurante, área de convivência, auditório, centro comercial e marina.
A estratégia, segundo o candidato, é criar novas atrações para aumentar o período de permanência dos turistas na capital.

“A gente tem que proporcionar condições para que as pessoas fiquem dois, três, quatro dias. Nós temos que tornar a cidade atrativa”, disse.
*Rua 24 Horas*
Entre os projetos apresentados para um eventual governo está a transformação da rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico, na primeira Rua 24 Horas de Manaus.
A proposta prevê um espaço coberto, climatizado e com funcionamento permanente de atividades ligadas à gastronomia, comércio e serviços, incluindo restaurantes, pizzarias, sorveterias, lojas de conveniência, supermercados e drogarias.
David também relacionou o fortalecimento da gastronomia à revitalização das feiras e mercados municipais. Ele citou a Feira da Alvorada como exemplo de espaço que ganhou praça de alimentação após a reforma.
O candidato destacou ainda o Sou Manaus como exemplo da integração entre cultura, turismo, gastronomia e atividade econômica no Centro Histórico. “Você vai diversificando a questão do turismo e agregando a gastronomia”, resumiu.
*Crédito para pequenos e médios*
Outro compromisso assumido durante o encontro envolve a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
David defendeu uma mudança na política de financiamento da instituição, priorizando pequenos e médios empreendedores.
“Vamos devolver a originalidade da concepção da Afeam, para que a gente possa desenvolver o pequeno empreendedor”, afirmou.
A proposta apresentada pelo candidato é direcionar 70% dos recursos para pequenos e médios empreendimentos e 30% para grandes negócios.
“Tenham de mim esse compromisso de fazer a Afeam investir no desenvolvimento do pequeno e do médio. O grande também precisa. Então, vamos colocar 70% para o pequeno e 30% para o grande”, afirmou.
...
Texto: Leanderson Lima
Fotos: Dhyeizo Lemos
Assessoria de Imprensa
Coligação “Pra Cima, Amazonas”



