Amazônia

COBRANÇA AO GOVERNO

BANCADA DO NORTE em Café da Manhã para Tratar de Agendas Ministeriais

Sidney Leite reuniu alguns deputados, que estiveram presentes do Pará, Acre, Roraima, Amazonas , além da participação do presidente do Basa, Luiz Lessa

Por Com Marlen Lima - Direto de Brasília

11/06/2025 - 09:39

IMG_0099.jpeg

Reunião nesta terça, 10, ao redor de um café da manhã com os deputados que compõem Bancada do Norte, no 10º Andar da Câmara dos Deputados, o Coordenador, deputado federal Sidney Leite apresentou ações que serão efetivadas com o poder executivo, numa  agenda com ministros do Governo Lula para tratar de temas sensíveis à região Amazônica.

Para tanto, Leite informa que um Grupo de Trabalho será criado com os deputados de Rondônia, Acre, Amapá, e Roraima para tratar da PEC que trata dos ex-servidores da União para o quadro dos estados. 

Haverá uma agenda com o ministro de Transportes, Renan Filho, onde será discutido sobre estradas e rodovias, saber dos investimentos para a região Norte, e Leite exemplificou algumas vias específica, caso de estrada de Tocantins, a transamazônica, no Pará. Sidney salientou que existe o compromisso de entregar a BR pronta até Jacareacanga, na fronteira com Amazonas.

O coordenador explanou ainda que existe a necessidade de estar cobrando do governo o cumprimento de agendas para a região Amazônica, como já foi posto pela ministra do Planejamento, Simone Tibet, que é estar interligando os estados do Norte do Pacífico ao Atlântico.

Sidney revela que haverá agenda também com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, onde será cobrado os financiamentos que foram prometidos pelo Governo, no ano passado, com a construção de vários aeroportos na região Norte. Porém, Leite informa que tais investimentos não 'andaram'.

"Então, há necessidade de nos fazer presentes, como também ampliação e construção de terminais, e ampliação de pistas de aeroportos já construídos", disse o coordenador da bancada.

Ainda tem com o ministro Costa, tratar sobre a questão da empresa Azul, que ficou acertado a sua implementação de reforço com voos regionais na Amazônia, mas, isto não tem ocorrido, a bancada precisa cobrar a concretização disto junto ao Governo.

SAÚDE

Sidney Leite disse ainda que a Bancada vai agendar com ministro da Saúde, Alexandre Padilha reunião para tratar do MAC - Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, que venha de fato atender com teto máximo aos sete estados da região - Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amapá.

Mais.

Com Padilha será visto ainda sobre o custeio das ambulanchas, que cortam os rios da região. O SAMU não tem uma decisão clara deste tipo de assistência, revela Leite. "Ainda um reforço de um acréscimo do custeio das UBS Fluviais, e uma reestruturação na gestão da política da saúde indígena", finaliza o coordenador.

BASA

O presidente do BASA, Luiz Lessa, veio de Belém, e ao participar deste encontro fez uma explanação sobre como está o Banco da Amazônia, que agora passa por uma reformulação geral de modernidade, novo sistema, e com serviços inéditos, caso da maquininha de cartão e propriamente oferecer o cartão de crédito.

Lessa disse ainda que pontos essenciais de maior aproximação com ações aos seus clientes - as prefeituras, além de estar sendo trabalhadas, e mais a busca de mais investidores de fora do país.

Galeria de fotos