FECHANDO O ANO COM MAIS DE 10,5 MIL EMPREGOS
Emprega-DF fecha 2024 com números positivos...Ao todo, 43 empresas participam da iniciativa, que visa reduzir custos e aumentar a competitividade do mercado, gerando empregos e renda
Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília
O programa Emprega-DF, que oferece benefícios fiscais aos empresários, fechou o ano com a geração de 10,5 mil empregos diretos em 43 empresas participantes. Promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e de Economia (Seec-DF), a iniciativa não só impulsiona o crescimento das empresas, como também promove a criação de postos de trabalho, criando um ambiente de negócios favorável a todos.
“É um programa extremamente importante. Ele traz competitividade para o DF e o coloca no mesmo patamar de estados como Goiás e Minas Gerais, que possuem programas de incentivos fiscais semelhantes. Isso coloca o Distrito Federal como uma unidade da Federação que realmente oferece incentivos e gera empregos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

O Emprega-DF cria empregos, aumenta investimentos dentro do DF e ainda tem projetos com foco no desenvolvimento sustentável | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
“Ter o apoio do governo é fundamental para o crescimento da empresa e para o desenvolvimento da cidade”, destaca o CEO da empresa, Alberto Mendonça.

Alberto Mendonça: “Ter o apoio do governo é fundamental para o crescimento da empresa e para o desenvolvimento da cidade”
“Os incentivos foram visíveis assim que adotamos o programa. O que precisávamos era isso, pois não queríamos sair de Brasília e o GDF nos deu as condições para continuar nosso trabalho aqui. Para nós, é muito importante ver que o governo tem essa visão sobre os empresários”, observa.O diretor de Assuntos Regulatórios da Premium Tech, Nemício Neves, afirma que o processo de adesão ao Emprega-DF foi simples e sem burocracia.
“Conhecemos empresários que já aderiram ao programa, então buscamos mais informações e entramos em contato com o governo. Em menos de 30 dias, o processo foi iniciado e ficamos aptos a adotar a iniciativa. Nosso objetivo, além dos incentivos fiscais, era melhorar nosso fluxo de pessoas, e conseguimos isso com o programa”, relata.Oportunidade no mercado

Thaís de Brito destaca que participar do programa a fez mais segura para enfrentar o mercado de trabalho
A história de Thaís de Brito, 29 anos, reflete as oportunidades que o Emprega-DF proporciona. Contratada recentemente no setor de almoxarifado da Premium Tech, Thaís já havia trabalhado com estoque, mas agora, com a experiência em novos tipos de equipamentos e materiais, aprende e se desenvolve na empresa. “Além do aprendizado, a vaga oferece maior estabilidade porque antes eu estava em um emprego temporário e tinha muita insegurança no mercado de trabalho. Essa parceria da empresa com o governo foi muito boa para mim”, comemora.A empresa onde Thaís trabalha investe, ainda, na formação de técnicos especializados por meio de parcerias com escolas técnicas.
“Oferecemos um programa de capacitação interna para os jovens técnicos, preparando-os para trabalhar com as tecnologias que trazemos da Coreia do Sul. Isso garante segurança aos nossos clientes e nos permite investir não apenas na importação, mas também na estruturação da empresa, gerando mais empregos em Brasília”, destaca o diretor administrativo da Premium Tech, Gilberto Bolognani.Iniciativa de sucesso Criado em maio de 2019 por meio do Decreto nº 39.803, o Emprega-DF é mais do que uma política de incentivo fiscal. O programa oferece benefícios como descontos de até 67% no ICMS, o que representa uma redução significativa da carga tributária para as empresas participantes. Além disso, a iniciativa visa promover o crescimento sustentável do setor, oferecendo apoio tanto para a criação de novos negócios quanto para a expansão dos já existentes.