Distrito Federal

AgN Brasília/DF

MAIOR SEGURANÇA COM DELEGACIA 24 HORAS

Reativadas há seis anos, delegacias 24 horas aumentam investigações e levam segurança à população

Por Por Adriana Izel, da Agência Brasília

06/05/2025 - 10:04

Campeão de multas II (1).jpeg

Serviço acelera o acesso do cidadão ao atendimento policial, com orientação e registro de ocorrências; funcionamento ampliado é um dos pilares da redução da criminalidade na capital desde 2019

O funcionamento em plantão das delegacias resultou no aumento no número de investigações.

Segundo dados da PCDF, em 2018 haviam sido instaurados 37.069 inquéritos, enquanto, no ano passado, esse número bateu 45.100. No mesmo período, foram concluídos 22.583 inquéritos, contra 28.632 em 2024. Cresceu também o número de inquéritos remetidos ao Poder Judiciário, de 37.025 em 2018 para 44.985 no ano passado.

Com a delegacia aberta 24 horas, os cidadãos tendem a registrar mais ocorrências, o que contribui para o aumento do número de investigações em andamento”, analisa o porta-voz da PCDF. “Ao diminuir o número de ocorrências que não são registradas por empecilhos burocráticos, naturalmente, mais inquéritos serão instaurados, facilitando a nossa capacidade de resposta.”

Delegacia eletrônica

Atualmente, o DF conta com 31 delegacias circunscricionais abertas ininterruptamente, além das unidades especializadas de atendimento à mulher (Deam I e II, na Asa Sul e em Ceilândia), e da Criança e do Adolescente (DCA I e II, na Asa Norte e em Taguatinga). A Delegacia Eletrônica também tem funcionamento 24 horas.

Existem policiais trabalhando em regime de plantão para recepcionar e dar andamento às ocorrências registradas eletronicamente”, reitera Lúcio Valente. “Em casos de Maria da Penha, em que é preciso um atendimento imediato, os agentes e os escrivães estão dando os encaminhamentos necessários.”

Reforço

A iniciativa de reabertura dos plantões ininterruptos foi possível graças à aprovação da lei nº 6.261/2019, que instituiu o serviço voluntário na Polícia Civil do Distrito Federal, configurando o ganho para a sociedade e uma melhoria na qualidade do atendimento, ao desafogar as centrais de flagrante, as únicas que permaneceram abertas à noite e de madrugada.

As  equipes de plantão foram reforçadas por policiais civis de folga que prestam serviço voluntário e recebem R$ 50 por hora trabalhada, com limite de 60 horas/mês para cada. Outro fator importante que fortaleceu o serviço nas delegacias foram as recentes nomeações de policiais civis. Somente em novembro do ano passado, a segurança pública do DF recebeu o reforço de mais 791 policiais civis, sendo 198 escrivães e 593 agentes.