Distrito Federal

AgN Brasília/DF

UPAs MAIS UMA SESSÃO DE DEBATES SOBRE A SAÚDE DO DF

Vida difícil para os governistas, e há quem critica sua base

Por Eder Wen - Agência CLDF

06/05/2025 - 10:59

PLENARIO CLDF 4.jpg

A terça-feira (29) na Câmara Legislativa foi para, em parte, voltar a um debate sobre segurança, mas, essencialmente sobre a saúde, do DF, e ainda que Ibaneis Rocha tenha maioria de apoio dos deputados, foi difícil fazer a defesa do 'fortalecimento' da saúde pública.

Os debates vieram após mais um episódio de violência registrado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no DF.

O petista Chico Vigilante (PT) deu start quando lamentou o ocorrido na UPA da Ceilândia, se solidarizando com a categoria dos vigilantes.

“Antes de ontem houve uma depredação na UPA de Ceilândia, que é a maior do DF. A situação de caos na saúde está sobrando para os vigilantes, que têm que conter a fúria das pessoas que ficam horas a fio aguardando atendimento”, observou.

A crise é resultado de má gestão do Governo do Distrito Federal.

A população está se revoltando com razão nas portas dos hospitais. Deixo minha solidariedade aos servidores da saúde, que estão na ponta tentando oferecer o melhor atendimento. Mas eles não têm culpa, pois a gestão do DF está um caos”, criticou outro petista Gabriel Magno.

Dayse Amarilio (PSB) ressaltou que faltam profissionais para atender a população e que os trabalhadores atuam sob forte pressão.

“As equipes estão apanhando nas UPAs. Muitos servidores estão com medo de ir trabalhar. Vários inclusive já entregaram seus cargos. Não sei o que o governo pretende fazer, mas não é possível enfrentar as sazonalidades das doenças sem nomear agentes de vigilância em saúde, sem nomear enfermeiros, sem nomear técnicos de enfermagem. O servidor da saúde hoje trabalha doente e desmotivado”, alertou a deputada.

...


Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF