Geral

PÉ-DE-MEIA

O BRASIL MAIS PERTO DOS NÓRDICOS COM MEC

Em visita conjunta ao Ministro da Educação, representantes da Dinamarca, da Finlândia, da Noruega e da Suécia propuseram iniciativas conjuntas e conheceram mais sobre políticas educacionais brasileiras,

Por Assessoria de Comunicação Social do MEC

25/04/2025 - 10:11

Captura de Tela (368).png

Ministério da Educação (MEC) recebeu, na quarta-feira, 23, os embaixadores da Dinamarca, da Finlândia e da Noruega, bem como o representante da Embaixada da Suécia no Brasil, para diálogo com os países nórdicos sobre políticas educacionais. Estiveram presentes, além do Ministro da Educação, Camilo Santana, os secretários responsáveis pela Educação Básica, pela Educação Superior, pela Educação Profissional e Tecnológica e pela Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC. 

De início, o ministro Camilo Santana apresentou algumas políticas que têm sido implementadas pelo MEC para o aprimoramento da educação básica no Brasil, como investimentos na formação de professores e na educação básica em tempo integral e a criação do Programa Pé-de-Meia, que promove a permanência e a conclusão escolar de estudantes do ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os secretários presentes complementaram as informações prestadas pelo ministro. 

A educação midiática, a digitalização e o uso de tecnologia nas escolas foram identificados como temas de interesse comum entre o Brasil e os nórdicos. A restrição do uso de telefones celulares na escola adotada no país, por exemplo, também tem sido discutida nesses países, de maneira a reduzir o uso excessivo dos equipamentos no ambiente escolar e potencializar os seus benefícios em atividades pedagógicas direcionadas. Também foi debatida a importância de capacitar as crianças e os jovens a interpretarem as informações que chegam a eles com cada vez mais velocidade em diferentes meios e formatos. 

Outra prioridade do MEC, o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, já é uma realidade nos países nórdicos. Na Finlândia, por exemplo, 68% dos alunos do ensino médio estudam em cursos de educação profissional e tecnológica, uma das porcentagens mais altos do mundo, havendo grande potencial de cooperação com o Brasil na área. 

No âmbito do governo digital, foram suscitadas parcerias em curso entre Brasil e Dinamarca. O intercâmbio de experiências entre os dois países tem potencial para contribuir com as iniciativas executadas pelo MEC, como a Plataforma de Dados da Educação Básica, que integra instrumentos de governo digital na educação básica, com o objetivo de coletar e compartilhar dados escolares de forma padronizada, segura e eficiente, promovendo mais transparência e eficiência administrativa. 

Relações bilaterais  

Dinamarca

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Dinamarca remontam a 1828, com a abertura da primeira legação brasileira no país. Um exemplo perene da colaboração entre os países é a oferta, há mais de duas décadas, do programa de bacharelado em Estudos Brasileiros pela Universidade de Aarhus. O programa tem se consolidado como centro de referência no ensino do português do Brasil como segunda língua e na promoção da cultura brasileira, em especial na região nórdica. 

Um marco recente da colaboração entre os países foi a repatriação do Manto Tupinambá, que permaneceu por mais de três séculos no acervo do Museu Nacional da Dinamarca. O artefato foi devolvido ao Brasil em 2024, após gestões da Embaixada do Brasil em Copenhague e articulações com os Ministérios das Relações Exteriores, da Cultura, da Educação e dos Povos Indígenas, além do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Finlândia

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Finlândia foram estabelecidas em 1929. Atualmente, a Finlândia figura entre os países mais avançados em educação midiática, destacando-se no Media Literacy Index como referência mundial em políticas públicas voltadas à promoção da cidadania digital. Por sua vez, o Brasil tem intensificado esforços para fortalecer a educação midiática como ferramenta essencial para a defesa da democracia e da integridade da informação.  

Em fevereiro de 2024, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) formalizou parceria com a Finlândia e a Dinamarca para apoiar o desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM). Financiada pelo programa Technical Assistance and Information Exchange (TAIEX) da União Europeia, a parceria visa promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre especialistas governamentais na área de educação midiática. 

Como parte dessa cooperação, em março de 2024, uma missão técnica brasileira visitou a Finlândia e a Dinamarca para conhecer e mapear as políticas públicas de educação midiática implementadas nesses países. A missão contou com a participação de representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do MEC e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

Além disso, em 2023, o Instituto Guimarães Rosa (IGR), vinculado à Embaixada do Brasil em Helsinque (IGR Helsinque), foi credenciado como posto aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), ampliando as oportunidades de certificação para falantes não nativos da língua portuguesa na região nórdica. Iniciativas em planejamento devem envolver a capacitação de professores brasileiros com apoio de instituições finlandesas. 

Noruega 

As relações diplomáticas entre o Brasil e a Noruega foram estabelecidas em 1905, quando o Brasil reconheceu a independência do Reino da Noruega após a dissolução da união com a Suécia.  

Em 2011, o governo norueguês lançou a "Estratégia Brasil", com diretrizes para o relacionamento bilateral, visando fortalecer a colaboração em áreas como ciência, tecnologia, inovação, educação e meio ambiente. Para 2025, está prevista uma nova atualização da estratégia, que envolverá diferentes esferas do governo, com o objetivo de aprofundar e diversificar a cooperação bilateral. 

Nesse sentido, em setembro de 2024, o MEC do Brasil assinou Memorando de Entendimento com o Ministério da Pesquisa e Educação Superior da Noruega. O documento visa promover o intercâmbio de informações e oportunidades em todos os níveis de ensino, com foco na colaboração acadêmica e na mobilidade estudantil. 

    Suécia

    As relações diplomáticas entre Brasil e Suécia foram estabelecidas em 1826. A partir de 2009, com a criação do Plano de Ação da Parceria Estratégica, essa relação ganhou novo patamar, sendo posteriormente reforçada em 2015 com a assinatura do Novo Plano de Ação, consolidando uma agenda ampla e diversificada. A próxima conferência da Associação Europeia para Educação Internacional (EAIE) será realizada na cidade sueca de Gotemburgo e contará com participação de Instituições de Educação Superior do Brasil, com apoio do MEC e do MRE. 

     

    Galeria de fotos