Geral

GOVERNO LULA E SUA JANJA

Ecos das falas de Janja, e ministro assegura que não tem nada regulamentado com China

Mauro Vieira fala sobre tratar de regulação do TikTok, em sessão no Senado

Por Com Jovem Pan

21/05/2025 - 08:16

min mauro gov lula.jpg

Vivemos o que mais se vê neste Governo, Lula da Silva diz uma coisa, e depois os seus ministros correm para dizer que 'não é bem assim'.

Ou seja, a afirmação hoje do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que diz que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fez convites a autoridades da China para discutir a regulação do TikTok, isto bate de frente com o que o próprio Presidente da República afirmou, que disse ele, sim, Lula, havia dito que solicitou ao presidente chinês, Xi Jinping, o envio de um representante para tratar deste tema.

Durante uma sessão na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Vieira foi questionado pelo senador Sergio Moro sobre as críticas que a primeira-dama, Janja, fez ao TikTok em um jantar em Pequim. O ministro confirmou que Lula pediu a colaboração de Janja, mas, negou que houvesse convites formais para representantes chineses.

As observações de Janja focaram nos impactos negativos das redes sociais, especialmente no que diz respeito a crianças e adolescentes. Lula destacou que foi ele quem trouxe à tona a necessidade de regulamentação, e que Janja aproveitou a oportunidade para explicar a situação do Brasil nesse contexto.

Vieira também mencionou que o presidente enfatizou a importância de regulamentar as plataformas digitais para prevenir a disseminação de conteúdos inadequados.

Janja, por sua vez, defendeu sua posição, afirmando que não se calará diante da violência sexual contra crianças e adolescentes, e ressaltou os perigos dos desafios virais que resultaram na morte de uma criança em Brasília.

O ministro reiterou a necessidade de regulamentação das plataformas digitais, afirmando que o Brasil deve abordar essa questão com o governo chinês em um momento posterior.