MPAM recebe acadêmicos de direito do Ciesa em visita institucional
Atividade integra o projeto MP nas Universidades, que apresenta aos estudantes a atuação institucional
Buscando aproximar o Ministério Público do ambiente acadêmico e apresentar aos futuros profissionais as atribuições e os serviços prestados à sociedade, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) recebeu, nesta quarta-feira (21/10), estudantes do curso de direito do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), em Manaus.
A visita à sede da instituição integra o projeto MP nas Universidades.
Organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a programação começou com a acolhida da promotora de Justiça e chefe do setor, Aurely Freitas Germano Penha. Na ocasião, ela apresentou a missão do MPAM na sociedade amazonense e destacou o papel do Ceaf na aproximação entre a instituição e a sociedade civil.
“Espero que com essa visita possamos passar para vocês um pouquinho de como funciona o Ministério Público”, afirmou.
Na sequência, os acadêmicos conheceram a atuação do Laboratório de Inovação do MPAM (iMPactaLAB), voltado ao desenvolvimento de soluções criativas, tecnológicas e colaborativas para a modernização institucional.
O promotor de Justiça e coordenador do laboratório, Jefferson Neves de Carvalho, apresentou a proposta de incentivo à cultura da inovação no Ministério Público.
“Nosso propósito é fomentar a cultura de inovação e a modernização nos serviços do Ministério Público, para facilitar o trabalho de promotores e servidores”, destacou.
Durante a visita, os estudantes também conheceram protótipos de ferramentas em desenvolvimento, como a VitórIA, criada para apoiar atividades como triagem de denúncias, consulta legislativa, análise de audiências e elaboração de peças jurídicas. Outra iniciativa apresentada foi o MP-Game, que utiliza recursos de gamificação para promover experiências de aprendizagem e educação em direitos.
O servidor Edinaldo Carvalho, integrante da equipe do iMPactaLAB, ressaltou a importância de incorporar a inovação à rotina do serviço público e ampliar sua contribuição para a sociedade.
“Nós buscamos trazer a cultura da inovação para dentro de um órgão público e mudar a visão que a sociedade tem deste ambiente. Pelo contrário, estamos sempre inovando e levando isso à sociedade”, afirmou.
Os acadêmicos também conversaram com o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, promotor de Justiça André Virgílio Belota Seffair, que compartilhou experiências de sua trajetória profissional no MP e destacou a responsabilidade da instituição na defesa dos direitos da população.
“É um trabalho árduo. Nós somos a ponte entre o que o Brasil é e o que ele deveria ser juridicamente, dentro do sistema de Justiça. Trabalhamos sem desistir, num país de realidades desafiadoras. Lutamos para que a saúde, a educação e a segurança pública sejam de qualidade e, mais ainda, para que todos tenham justiça equitativa num país profundamente injusto”, destacou.
Para encerrar a programação, a turma visitou a Ouvidoria-Geral do MPAM, onde recebeu informações sobre os canais de atendimento disponíveis à população para o encaminhamento de manifestações e o contato com a instituição.
Sobre o MP nas Universidades
O projeto MP nas Universidades integra as ações do Ceaf voltadas à aproximação entre o Ministério Público e o ambiente acadêmico. A iniciativa busca ampliar o conhecimento dos futuros profissionais do direito sobre as atribuições institucionais e os serviços prestados pelo MPAM à sociedade.
...
Texto e foto: Sabrina Azevedo



